Um carro da Polícia Militar se envolveu em um acidente com um ônibus do BRT na altura da Estação Rio 2, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, nesta quarta-feira (29). Este é o segundo acidente envolvendo um veículo da PM em pista exclusiva do BRT no mês de maio.
Imagens do circuito interno do articulado e de uma câmera do COR mostram o momento em que a viatura faz uma conversão à esquerda, na pista exclusiva do BRT, à frente do coletivo. O motorista do articulado não consegue parar e bate na lateral do carro da PM, que capota, ficando de cabeça para baixo. O acidente aconteceu por volta das 10h20 da manhã, no sentido Alvorada, e ninguém ficou ferido.
Em nota, a MOBI Rio, concessionária que administra o serviço, ressaltou que, além de causar acidentes, o uso indevido da via atrapalha a operação do BRT.
Procurada, a Polícia Militar afirmou que instaurou um procedimento interno para analisar as circunstâncias do acidente.
No dia 13 de maio, um ônibus da PM invadiu a pista exclusiva do BRT e colidiu com um articulado que passava pela via na altura de Benfica, na Zona Norte do Rio. Ninguém ficou ferido na colisão, mas o ônibus do BRT ficou com a lateral danificada, além do vidro e do retrovisor quebrados.
Na ocasião, a PM afirmou que o policial que conduzia o veículo disse que um outro ônibus o teria fechado, o que o fez perder o controle e acessar a faixa exclusiva. O acidente também foi registrado por câmeras de monitoramento do COR.