Os vigilantes de uma empresa terceirizada, que fazem a segurança das instalações da UFRJ, denunciam que estão com os salários atrasados. Mesmo já quase no fim do mês, os funcionários da 'Front Serviços de Segurança' dizem que ainda não receberam o pagamento e o benefício do vale alimentação referentes a setembro.
Um vigilante, que não quis se identificar e teve a voz distorcida, relata que os atrasos têm se repetido todos os meses.
Têm sido recorrentes os atrasos. Todo mês, invariavelmente, chega na metade do mês ou até passa, como agora. E nós estamos sem nossos benefícios de alimentação e sem salário. A instituição, ela está se degradando cada dia, cada ano que passa. Além da situação física da universidade, está acontecendo agora essa questão com nossos salários, como colaboradores da UFRJ. Está sendo muito difícil. Eu estou tendo ajuda de familiares e amigos para poder prover. Eu tenho companheiros aqui de farda que estão com ordem de despejo porque estão com aluguéis atrasados. E o senhorio, devido aos constantes atrasos, já não confia mais na palavra da pessoa
Quando os funcionários pedem explicações, a empresa terceirizada diz que ainda não recebeu o repasse da UFRJ e que por isso não conseguiu realizar o pagamento.
Outro vigilante, que também não quis se identificar, relata que vem encontrando dificuldades para comprar alimentos.
Pede para aguardar, porque teve algum problema com a UFRJ. E a gente tem que ficar aguardando um tempão para poder receber coisas que são nosso direito. Geladeira vazia, comida tem que ficar se matando na rua para poder comprar. Só quero receber meu pagamento, porque meus filhos dependem de mim
Na segunda-feira (23), os funcionários foram informados de que houve uma reunião entre a empresa com o pró-reitor de finanças da universidade, em que foi estabelecido que o repasse aconteceria até esta quarta-feira (25).
Nesta terça (24), o Sindicato dos Vigilantes do Rio, a UFRJ e a empresa terceirizada se reuniram para resolver o problema dos pagamentos. Foi estabelecido que os salários sejam pagos até sexta-feira (27).
O Sindicato questionou a UFRJ sobre os repasses dos próximos meses, mas a Universidade disse que o Governo Federal não está fazendo os repasses necessários, o que pode ocasionar em novos atrasos.
A BandNews FM tentou contato com a UFRJ e com a Front Serviços de Segurança, mas não teve resposta.