Notícias

Inovação ainda está restrita a uma bolha no Brasil, diz CEO da Futuros Possíveis

Angélica cobrou os governos para criarem um plano nacional, tanto para empresas como para novos empreendedores

Da Redação

Os rumos da inteligência artificial, da tecnologia e da inovação e a capacidade do Brasil ser um dos líderes globais nesses temas estão entre os assuntos mais discutidos no Web Summit Rio 2024, que acontece até a próxima quinta-feira no Rio Centro, na Barra da Tijuca. Angélica Mari, CEO e co-fundadora da Futuros Possíveis, plataforma que gera discussões e inteligência sobre comportamento, tendências, tecnologia e possibilidades de um jeito acessível e inclusivo, conversou com a BandNews FM sobre o ambiente de startups no país.

"Está claro que o Brasil é um país inovador. Então a gente tem muita coisa acontecendo aqui. Temos um ambiente de startups super em ebulição, temos startups muito maduras, inclusive, que estão aí liderando a inovação no país e também muitas empresas tradicionais que podem ser e estão aí nesse bolo de inovação", disse.  

Apesar de reconhecer a vocação inovadora do Brasil, Angélica vê o tema ainda "restrito a uma bolha" e cobrou os governos para criarem um plano nacional, tanto para empresas como para novos empreendedores. "Eu acho que falta uma intenção maior, uma declaração do Brasil enquanto um país inovador, um plano nacional de inovação que seja declarado. Um plano para as pessoas e também como fazer, como que eu faço para participar desse grande movimento. Acho que, às vezes, pode parecer um pouco distante das pessoas, fica uma coisa que é restrita a uma bolha", disse.

A CEO da Futuros Possíveis também destacou que não basta um plano e incentivo dos governos. Segundo ela, o meio empresarial também precisa ser protagonista nessa discussão, principalmente na orientação de seus colaboradores em meio a um período de tantas mudanças. "As empresas também têm que ter um papel muito importante, principalmente de desenvolvimento das pessoas. A gente está falando de um contexto em que a inteligência artificial está aí para tornar o nosso trabalho mais eficiente. E o brasileiro confia muito nisso, na sua capacidade de usar a tecnologia para tornar o trabalho mais eficiente. A eficiência vai chegar e muito rápido", disse.

"Em breve, você vai apertar botões e as coisas que você demorava horas para fazer vão ser feitas em minutos. E aí, o que você vai apresentar de bom no mundo do trabalho? Você vai ter que mostrar suas armas. Você vai ter que apresentar suas fortalezas, e aí a criatividade, as competências socio-emocionais que a gente fala tanto, as empresas vão precisar dar espaço para as pessoas se desenvolverem. Elas não vão conseguir se elas estiverem exaustas e trabalhando nos mesmos modelos da revolução industrial", completou Angélica.

Para ela, os profissionais terão repensar suas habilidades e seus pontos fortes com a mudança de cenário. "As pessoas vão precisar também fazer uma autoanálise, a gente vai ter que examinar lá dentro de nós. E as máquinas vão conseguir fazer tantas tarefas que a gente se ocupava antes, a gente vai ter que revisar o que é que a gente é bom mesmo em fazer. A gente vai poder, inclusive, mudar de carreira, e muitas vezes. Então, é para esse futuro que a gente precisa se preparar".

Web Summit Rio 2024

O Web Summit Rio 2024 é um dos dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo e acontece até a próxima quinta-feira (18) no Rio Centro. O evento terá cinco pavilhões de muita informação e tecnologia sobre o futuro, mais de 600 palestras e quase mil startups presentes.  

Entre as atrações confirmadas estão Fábio Coelho, CEO do Google Brasil, Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, Tyler Li, presidente da BYD Brasil, Gabriela Comazzetto, líder de soluções globais do TikTok na América Latina, Justina Nixon-Saintil, vice-presidente da IBM, dos músicos Gilberto Gil e KondZilla, entre outros nomes aguardados.  

Entre os principais assuntos que serão tratados nos palcos do evento estão marketing, inteligência artificial, saúde, criptomoedas, comércio eletrônico, big data e muito mais. A expectativa dos organizadores é receber 40 mil pessoas por dia e gerar a circulação de cerca de R$ 33 milhões.  

A BandNews FM é media partner do Web Summit Rio 2024 e terá um estande no local. A emissora fará uma cobertura completa do evento e trará informações ao vivo ao longo de toda a programação. 

Tópicos relacionados