Notícias

Startup une tecnologia e saúde para prevenir e prever doenças crônicas

A Arvorah é uma startup que desenvolve soluções com foco nos desafios das doenças crônicas

Da Redação

A tecnologia e a inovação não apenas surgem como soluções para aumentar a produtividade e gerar economia de uma companhia, mas também pode ser usada na área de saúde para salvar vidas. A Arvorah, uma startup que desenvolve soluções com foco nos desafios das doenças crônicas, esteve presente no Web Summit Rio 2024, um dos dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, e conversou com a reportagem da BandNews FM sobre sua atuação na prevenção.  

"Arvorah vem com a proposta de conectar os dados da saúde na atenção de doenças crônicas não transmissíveis, ou seja, na atenção primária, lá no início, de forma preventiva. E como eu faço de forma preventiva uma ação, eu consigo com os dados entrar para a predição. Qual o possível paciente diabético que poderia ter uma complicação e amputar um membro? A gente consegue ter uma clareza de quem é esse paciente, onde ele se localiza e qual o risco que ele se encontra. Isso facilita para o governo, com intervenção municipal, facilita para as empresas privadas e, mais importante, o paciente tem uma segurança da jornada dele. Isso é fundamental", explica Thiago Costa Oliveira, CEO da Arvorah.

A ideia surgiu, segundo Thiago, de sua experiência de mais de 20 anos como médico formado nas áreas de cardiologia e cardioncologia e da necessidade de introduzir a inovação nos tratamentos médicos. "Durante essa jornada, eu vi muito paciente que tinha desafios das doenças crônicas, como diabetes, como câncer, que chegavam tardiamente aos serviços. Independente se ele tem financiamento público ou privado, a doença era avançada. Com isso, a gente parou projetos de consultórios e começamos a desenvolver um sistema que ajudasse nos desafios do paciente através da conexão dos dados", afirma.

No processo de desenvlvimento da Arvorah, Thiago notou que os problemas dos pacientes eram muito maiores que a doença em si e começou a colocar o projeto em prática há cinco anos. "Essa jornada começou em 2019, quando eu passei a acompanhar pacientes oncológicos, que chegavam tardiamente. Mas a consequência das doenças eram muito maiores: saúde mental, saúde nutricional, acesso a exames, a gestão do remédio fora da clínica. E lá na época a gente fez um sistema que acompanhava o paciente na jornada oncológica. Fizemos aplicativo, gestão de sintomas, gestão de remédio, uma questão humana, que não é tecnologia, é engajamento humano".

Antes da execução no Brasil, a ideia foi testada em Portugal. "Lá, entendemos que a gente estava atuando tardiamente, o paciente já estava muitas vezes paliativo, o diagnóstico já estava avançado. O custo social e o custo econômico também estavam muito altos. E a gente volta de Portugal no ano passado e decidimos parar toda a operação, jogamos tudo no chão para recomeçar. O foco agora não mais só câncer, mas doenças crônicas não transmissíveis e com o foco não mais na doença tardia, mas na ação preventiva, lá no início, que através de educação e intervenção precoce, a gente consegue, num tempo um pouco maior, talvez ajudar mais a população", afirma Thiago.

Web Summit Rio 2024

O Web Summit Rio 2024 é um dos dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo e acontece até a próxima quinta-feira (18) no Rio Centro. O evento terá cinco pavilhões de muita informação e tecnologia sobre o futuro, mais de 600 palestras e quase mil startups presentes.  

Entre as atrações confirmadas estão Fábio Coelho, CEO do Google Brasil, Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, Tyler Li, presidente da BYD Brasil, Gabriela Comazzetto, líder de soluções globais do TikTok na América Latina, Justina Nixon-Saintil, vice-presidente da IBM, dos músicos Gilberto Gil e KondZilla, entre outros nomes aguardados.  

Entre os principais assuntos que serão tratados nos palcos do evento estão marketing, inteligência artificial, saúde, criptomoedas, comércio eletrônico, big data e muito mais. A expectativa dos organizadores é receber 40 mil pessoas por dia e gerar a circulação de cerca de R$ 33 milhões.  

A BandNews FM é media partner do Web Summit Rio 2024 e terá um estande no local. A emissora fará uma cobertura completa do evento e trará informações ao vivo ao longo de toda a programação. 

Tópicos relacionados