O Direto com a Doutora desta semana recebeu a Dra. Isa Vanessa Schwartz, membro do Departamento de Genética da UFRGS, que falou sobre doenças raras e problemas genéticos. Ela abordou um tema que frequentemente é alvo de dúvidas no Brasil: o casamento entre primos de primeiro grau pode resultar em um bebê com alguma doença?
A médica explicou que todas as gestações podem acarretar problemas, mas as possibilidades são maiores quando os pais são primos de primeiro grau. “Se você se casar com um primo de primeiro grau, a chance de ter uma criança com algum problema no nascimento é o dobro da chance de um casal que não tem esse relacionamento, que não é aparentado”, explicou.
Todo mundo, quando decide ter um filho, tem uma chance de pelo menos menos 3% a 5% de ter um filho com algum problema de nascimento e, no caso dos primeiros de primeiro grau, a chance é o dobro.
Além do relacionamento entre primos, a médica falou sobre a importância de fazer o teste do pezinho em bebês, os sintomas da esclerose múltipla e outras doenças raras. Confira na íntegra no canal do Faustão Na Band no YouTube.