Quando levar a filha ao ginecologista? Médica orienta pais sobre saúde feminina

Especialista do Direto com o Doutor respondeu perguntas da audiência sobre saúde da mulher

Da Redação

Dra Michele Panzan tira dúvidas no Faustão Na Band Renato Pizzutto/Band TV
Dra Michele Panzan tira dúvidas no Faustão Na Band
Renato Pizzutto/Band TV

A prestação de serviço de qualidade e acessível é o objetivo de Fausto Silva com o quadro Direto com o Doutor. Durante o Faustão Na Band desta quarta-feira (10), o apresentador recebeu a ginecologista Dra. Michele Panzan, que falou sobre a saúde da mulher e chamou a atenção dos pais sobre a primeira visita das filhas ao profissional. 

A especialista citou quatro situações de alerta. A primeira delas é quando a menina começa a se desenvolver e passar por mudanças no corpo muito cedo, antes dos 8 anos. “Existem alguns motivos para levar a menina ao ginecologista e um deles é quando a menina começa a ficar mocinha muito cedo, começa a ter pelos e começa a ter mama”, disse. Ela explicou que menstruar cedo demais pode comprometer permanentemente o desenvolvimento da paciente.

Quando é antes dos 8 anos, tem que levar ao ginecologista porque significa que essa menina vai ter um negócio que a gente chama de puberdade precoce, então precisa bloquear a menstruação para que essa menina tenha tempo de crescer e se desenvolver para depois menstruar, porque a partir do momento que menstrua, para de crescer.

A médica destacou a importância dos pais observarem o crescimento das meninas: “Nesse momento a mãe tem que ficar de olho na filha, tem que observar… A mama está crescendo antes dos 8 anos? Tem algo errado”. 

Além das meninas que menstruam cedo demais, Michele Panzan chamou a atenção para os casos opostos, destacando que demorar muito para passar por esse processo também pode ser um problema. Nesse sentido, existem dois casos: meninas com 14 anos que não menstruaram e não passaram por mudanças no corpo e meninas com 16 anos que passaram por mudanças no corpo e mesmo assim não menstruaram. 

Quando ela está com 14 anos e ainda não tem pelo, não tem mama e não desenvolveu nada, tem que levar ao ginecologista porque pode ser que alguma coisa esteja errada. Ou aos 16 anos também não menstruou, mas desenvolveu mama e tem pelos, tem que levar no ginecologista porque isso se chama puberdade tardia e pode ser que tenha algum problema hormonal que esteja atrapalhando essa menina. 

A profissional completou dizendo que é preciso levar ao ginecologista também as meninas que menstruaram dentro do período esperado, porque o acompanhamento médico é importante para prever problemas e aumentar o conhecimento da paciente sobre o próprio corpo. “Por fim, aquelas que já menstruaram. Está na hora de levar ao ginecologista para receber todas as orientações”, disse.

Além da primeira menstruação, a Dra. Michele Panzan abordou temas como métodos anticoncepcionais, hormônios e endometriose.