Faustão na Band

Quando levar a filha ao ginecologista? Médica orienta pais sobre saúde feminina

Especialista do Direto com o Doutor respondeu perguntas da audiência sobre saúde da mulher

Da Redação

Dra Michele Panzan tira dúvidas no Faustão Na Band
Dra Michele Panzan tira dúvidas no Faustão Na Band
Renato Pizzutto/Band TV

A prestação de serviço de qualidade e acessível é o objetivo de Fausto Silva com o quadro Direto com o Doutor. Durante o Faustão Na Band desta quarta-feira (10), o apresentador recebeu a ginecologista Dra. Michele Panzan, que falou sobre a saúde da mulher e chamou a atenção dos pais sobre a primeira visita das filhas ao profissional. 

A especialista citou quatro situações de alerta. A primeira delas é quando a menina começa a se desenvolver e passar por mudanças no corpo muito cedo, antes dos 8 anos. “Existem alguns motivos para levar a menina ao ginecologista e um deles é quando a menina começa a ficar mocinha muito cedo, começa a ter pelos e começa a ter mama”, disse. Ela explicou que menstruar cedo demais pode comprometer permanentemente o desenvolvimento da paciente.

Quando é antes dos 8 anos, tem que levar ao ginecologista porque significa que essa menina vai ter um negócio que a gente chama de puberdade precoce, então precisa bloquear a menstruação para que essa menina tenha tempo de crescer e se desenvolver para depois menstruar, porque a partir do momento que menstrua, para de crescer.

A médica destacou a importância dos pais observarem o crescimento das meninas: “Nesse momento a mãe tem que ficar de olho na filha, tem que observar… A mama está crescendo antes dos 8 anos? Tem algo errado”. 

Além das meninas que menstruam cedo demais, Michele Panzan chamou a atenção para os casos opostos, destacando que demorar muito para passar por esse processo também pode ser um problema. Nesse sentido, existem dois casos: meninas com 14 anos que não menstruaram e não passaram por mudanças no corpo e meninas com 16 anos que passaram por mudanças no corpo e mesmo assim não menstruaram. 

Quando ela está com 14 anos e ainda não tem pelo, não tem mama e não desenvolveu nada, tem que levar ao ginecologista porque pode ser que alguma coisa esteja errada. Ou aos 16 anos também não menstruou, mas desenvolveu mama e tem pelos, tem que levar no ginecologista porque isso se chama puberdade tardia e pode ser que tenha algum problema hormonal que esteja atrapalhando essa menina. 

A profissional completou dizendo que é preciso levar ao ginecologista também as meninas que menstruaram dentro do período esperado, porque o acompanhamento médico é importante para prever problemas e aumentar o conhecimento da paciente sobre o próprio corpo. “Por fim, aquelas que já menstruaram. Está na hora de levar ao ginecologista para receber todas as orientações”, disse.

Além da primeira menstruação, a Dra. Michele Panzan abordou temas como métodos anticoncepcionais, hormônios e endometriose.