Masterchef

Comer carne crua faz mal? Especialistas explicam riscos e dão dicas de segurança

Saiba quais cuidados você deve tomar antes de consumir pratos como torre de quibe e steak tartare

Da Redação

Torre de quibe, prato feito no MasterChef Brasil, tem camada de quibe cru
Torre de quibe, prato feito no MasterChef Brasil, tem camada de quibe cru
Carlos Reinis/Band

Carne crua é ingrediente de pratos clássicos da gastronomia mundial — a torre de quibe, iguaria árabe que protagonizou prova do MasterChef Brasil, e o francês steak tartare são alguns dos mais conhecidos. No entanto, o consumo de carne bovina pode oferecer riscos à saúde, como doenças transmitidas por alimentos (DTA). Tratam-se de infecções gastrointestinais causadas pela contaminação por bactérias, vírus ou protozoários.

Na carne bovina, podem ser encontrados salmonella, shigella e escherichia coli, além de protozoários como a taenia. A infectologista Raquel Muarrek, da Rede D'Or, explica que os alimentos preparados em condições de higiene e temperatura inadequadas podem causar as infecções, e chama atenção para a importância do processo de cozimento. 

"Apenas as temperaturas acima de 70ºC são capazes de 'quebrar' a transmissão cruzada e evitar a contaminação. Por isso, o ideal é que se consuma alimentos cozidos ou fritos, principalmente fora de casa", afirma a especialista.

Quais são os sintomas?

Diarreia, cólica, náusea, vômito, mal-estar, desidratação e febre são os sintomas mais comuns das infecções gastrointestinais. A infectologista orienta a ida ao pronto-socorro para que o paciente seja medicado ou receba hidratação venosa.

Steak tartare: clássico francês (Foto: Envato Elements)


"Gosto de carne crua. E agora?"

"Pessoas que são adeptas do consumo de carne crua devem evitar consumir alimentos que ficaram expostos à temperatura ambiente por muito tempo — o ideal é que a carne seja mantida em temperaturas baixas e, se possível, bem embalada à vácuo para reduzir o risco de proliferação de microorganismos", diz a nutricionista Camilla Koyama, da Pineapple Medicina Integrada.

Conhecer a procedência e a qualidade do insumo também é muito importante para evitar problemas de saúde. Outra dica é verificar as condições físicas do alimento, como aparência, consistência e odor. "A carne bovina deve apresentar cor vermelha brilhante e cheiro agradável", aponta a nutricionista.

Cuidados no preparo

Antes de preparar um prato com carne crua em casa, algumas medidas são imprescindíveis. "O cuidado extremo com a higiene das mãos de quem vai manipular o alimento, bem como a higienização dos utensílios utilizados na cozinha. Evite tábuas e colheres de madeira, que são mais propensas ao acúmulo de bactérias", ressalta Camilla Koyama. "Além disso, no momento do preparo, é prudente separar os alimentos crus dos cozidos para evitar a contaminação cruzada", finaliza.