Masterchef

Ex-modelo, fã de poesia e mais: 10 curiosidades sobre Helena Rizzo

Nova jurada do MasterChef participou de uma live no TikTok e respondeu as dúvidas do público

Da Redação, com MasterChef

Helena Rizzo é a nova jurada do MasterChef
Helena Rizzo é a nova jurada do MasterChef
Carlos Reinis/Band

Helena Rizzo se prepara para a estreia da oitava temporada do MasterChef Brasil, no dia 6 de julho, às 22h30. O desafio é mais um na vida da chef, que comanda o restaurante Maní em São Paulo, foi eleita a melhor do mundo pela ‘Revista Restaurant’ em 2014 e agora se junta ao time de jurados no talent show. No esquenta para a estreia, ela participou de uma live no TikTok nesta terça-feira, 29, e dividiu algumas curiosidades sobre a sua vida com o público. Olha só:


1- Comida preferida: arroz
É comum imaginar que o prato preferido de uma chef renomada é algo rebuscado, né? No caso de Helena Rizzo, a escolha é arroz, mesmo o mais simples, puro. “Como a gente passa muito tempo experimentando, às vezes gosto de comer só um bolo de arroz. Gosto muito de arroz. Gosto muito de arroz com galinha, paella, gohan também”, explica.

2- Superstição antes de entrar no estúdio: dar pulos
Nada de entrar com o pé direito: “Faço longas respirações e dou pulinhos para gastar a ansiedade”.

3- Fã de poesia e Leminski
Ela ama ler no tempo livre. Para participar do MasterChef, tem lido e relido livros mais técnicos, como “História da Alimentação no Brasil”, de Luís da Câmara Cascudo, para ajudar na avaliação. Mas o que gosta mesmo é de ler poesia. Na cabeceira da cama, deixa um livro do Paulo Leminski para relaxar antes de dormir.


4- Antiga profissão: modelo
Antes de se tornar a melhor chef do mundo, Helena foi modelo. No tempo livre, se arriscava na gastronomia. Nunca fui modelo de passarela, sempre fui modelo publicitária, fazia casting, tinha muito tempo livre. Aproveitei esse tempo pra fazer uns estágios, trabalhar um pouco. Fui mergulhando cada vez mais nesse universo [da gastronomia]”, relembra.

5- Chefs que admira
A nova jurada do MasterChef diz que muitas pessoas a inspiram profissionalmente, mas que gosta de ressaltar o trabalho das mulheres brasileiras. Entre elas, Neide Rigo, Mara Salles, Bel Coelho, Paola Carosella, Bela Gil, Carol Albuquerque e Rita Lobo.

6- Comida que não gosta: fígado de porco
Helena é do tipo que come praticamente tudo. Para ela, tudo está na maneira como o ingrediente é preparado, mas fígado de porco não está entre seus pratos preferidos. “Fígado de porco é uma coisa que não gosto. Mas porque eu comi uma vez e não gostei. Acho que às vezes a gente tem que ir quebrando esses traumas, explica. 

7- O que faz no tempo livre?
Quando está em casa, Helena ama ouvir música, ficar jogada no sofá, sem fazer nada, ou aproveitar para brincar e desenhar com a filha, Manuela, de 5 anos. 

8- Comida que sempre tem em casa: arroz e feijão
Engana-se quem pensa que em casa de chef de cozinha não tem comida do dia a dia. “Por causa da minha filha, na minha casa sempre tem arroz e feijão, um peixinho, um bife à milanesa, uma feijoada simples com couve refogada”, conta. “Também amo arroz com ovo frito.”

9- Série que viu recentemente: Amor e Anarquia e O Gambito da Rainha
“Não tenho muito esse espaço na vida, o de ver séries, mas curti ‘Amor e Anarquia’ e ‘O Gambito da Rainha’, diz a chef. ‘Radioactive’, cinebiografia de Marie Curie, foi o último filme que vi. ‘O Poderoso Chefão’ eu amo, já vi várias vezes e é meu filme favorito”, diz a chef.

10- Participaria do MasterChef?
Na terceira temporada, quando foi convidada para lançar um desafio no MasterChef, nem passava pela cabeça de Helena que um dia seria jurada do programa. Ainda assim, hoje ela garante que jamais participaria da disputa: “Todas as provas seriam difíceis para mim".