Masterchef

Famosos surpreendem cozinheiros do MasterChef Brasil em prova de confeitaria

No desafio de eliminação, os participantes terão de preparar um prato com técnicas da gastronomia molecular

Da Redação, com MasterChef Brasil 26/11/2021 • 16:24
Lorena Simpson, Dinho Ouro Preto, Wanessa Camargo, Falcão e Negra Li
Lorena Simpson, Dinho Ouro Preto, Wanessa Camargo, Falcão e Negra Li
Carlos Reinis/Band

A Band apresenta na próxima terça-feira (30), às 22h30, o 22º episódio do MasterChef Brasil. Com o Top 5 definido, a disputa entra em seu mais alto patamar. Na primeira prova da noite, Daphne, Eduardo, Isabella, Kelyn e Tiago terão de fazer sobremesas que tenham a cara de cada uma das cinco regiões brasileiras.

Para inspirá-los, o programa recebe o cantor Falcão, que chega representando o Nordeste do país com uma mousse de caju e uma de manga, tuile de rapadura e redução de cajuína. Em seguida, o vocalista Dinho Ouro Preto, da banda Capital Inicial, vem simbolizando o Sul com um pão de ló de pinhão, creme de confeiteiro de erva-mate, bergamota e pinhão sapecado. 

A cantora Lorena Simpson traz uma torta mousse de chocolate amargo, praliné de castanhas do Brasil e gelado de bacuri para destacar a região Norte. Já a cantora Negra Li lembra que o Sudeste também tem doces irresistíveis com uma meia esfera de bolo de fubá cremoso com goiabada. 

Para fechar com chave de ouro, a cantora Wanessa Camargo apresenta uma iguaria do Centro-Oeste: choux cream de licuri, castanha de pequi e coulis de jenipapo.

Todas as receitas exigem muito conhecimento e habilidade, o que deixa um clima de tensão no ar. Para amenizar o nervosismo dos aspirantes a chefs, os convidados interpretam alguns sucessos de suas carreiras e relembram memórias afetivas das comidas típicas dos estados onde nasceram. Depois de serem avaliados pelos jurados e pelos cantores, os donos dos piores pratos seguem para a prova de eliminação.

Prova de Eliminação

No desafio derradeiro, eles terão de trabalhar com a gastronomia molecular. Angélica Vitali, ex-participante do MasterChef Profissionais e maior nome dessa culinária no Brasil, é chamada à cozinha para explicar em detalhes as técnicas de espessar, gelificação, esferificação e transglutaminase. Para seguir no jogo, cada um terá de entregar um prato moderno usando estes conceitos. A criatividade será um fator essencial, mas o sabor é o que irá definir quem continua no talent show e quem dá adeus ao sonho de levar o título de MasterChef 2021 para casa. 

Premiação

Além do troféu, grande símbolo do melhor chef amador do país, a SumUp irá rechear a conta do melhor cozinheiro da temporada com R$ 300 mil. A empresa também vai oferecer ao vencedor de cada prova individual um prêmio de mil reais. O novo MasterChef Brasil ganhará da Amazon R$ 5 mil em compras por mês, durante um ano, para ser usado na loja amazon.com.br. Já a Claro vai levá-lo com um acompanhante para um destino gastronômico inesquecível, com o intuito de conectá-lo com tudo o que mais ama. A Britânia dará ao vencedor produtos dignos de chef, enquanto a Brastemp o presenteará com uma cozinha completa da linha Gourmand. Já a Seara convidará o vencedor a participar do time de Chefs Influenciadores da marca para o desenvolvimento de receitas. O grande campeão ainda terá a oportunidade de fazer um curso de técnicas tradicionais da culinária francesa na Le Cordon Bleu Brasil. O segundo colocado também ganhará um curso de habilidades e técnicas da pâtisserie.

O MasterChef Brasil é uma coprodução Band/Endemol Shine Brasil/Discovery Home & Health baseada no formato da Endemol Shine Group. O talent show vai ao ar toda terça-feira, às 22h30, na tela da Band, com transmissão simultânea no Portal da Band e no aplicativo BandPlay. A atração também é exibida toda sexta-feira, às 19h40, no canal Discovery Home & Health.