Adivinha quem é a aniversariante do dia? Dica: ela já foi eleita duas vezes a melhor chef de cozinha do mundo. Assim fica até fácil de acertar, não é mesmo? Nesta quarta-feira (06), Helena Rizzo completa mais um ano de vida e chega aos 45 anos com tudo, sendo chef do estrelado Maní, jurada do MasterChef Brasil, mãe da Manu e uma mulher que inspira muitas outras.
Para celebrar a data, perguntamos aos amigos de Helena Rizzo o que eles já aprenderam com ela. Confira abaixo quem são essas pessoas e o que elas responderam:
Benê Sousa, ex-cozinheiro da chef e amigo
“Um dos maiores ensinamentos que a Helena me deixou é sobre simplicidade, e que a simplicidade gera grandeza e muitas coisas boas.”
Brenda Freitas, confeiteira do Maní
"Algo que aprendi com ela, que eu levo para vida, é sempre seguir meus instintos, sempre buscar a arte para criar. Seguir o coração, praticar e fazer tudo com bastante organização."
Bruno Kayapy, marido
"O que eu aprendi com a Helena foi o amor."
Fabiana Cafaro, empresária
"O que eu mais aprendi é ser mais legal, porque a Heleninha é muito legal, e que eu tenho que falar as coisas para ela umas 30 vezes — e, mesmo assim, às vezes não funciona."
Giovana Baggio, sócia
"O que eu aprendo com a Helena nessa troca de 18 anos é a confiança", declara. "Para mim, o que ela fala ligado à cozinha é lei. Eu acredito muito no trabalho dela. Acho que também a honestidade. A gente é muito irmã, a nossa parceria é muito do coração."
Sidelei Júnior, chef da Padoca do Maní
"Com a Helena, aprendi muito a questão da organização e da qualidade. A gente tem um apego muito grande com a entrega final, então sempre ter muita qualidade com o que a gente faz, buscando a perfeição sempre."
Sirenilda dos Santos, funcionária
"O que eu mais admiro na Helena é que ela é muito determinada. Ela é uma pessoa que trabalha, é mãe, é esposa. É uma pessoa que não tem medo de se arriscar, uma mulher forte e corajosa. Eu aprendo muito com ela, todos os dias. Ela mostra muito isso no dia a dia dela, e isso me inspira também."
Thaís Alves, chef do Manioca
"Uma das coisas que eu mais aprendi — acho que todos nós aprendemos com a Helena — é um pouco desse lugar da mulher na gastronomia", explica. "Acho que ela foi uma das pioneiras nesse sentido e abriu muitos espaços pra gente. Ela faz uma cozinha muito delicada e muito criativa e, acompanhando esse trabalho há 12 anos, eu percebo como eu aprendi muito com isso."
Willem Vandeven, chef do Maní
"O que eu aprendi bastante com ela é a espontaneidade, a generosidade, a leveza e, ao mesmo tempo, a rigidez na cozinha."