Masterchef

Bárbara vence MasterChef Profissionais: "Representar as mulheres é um presente"

Bárbara venceu a final do MasterChef Profissionais 2023 contra Franklin, apresentando um menu de seis passos elogiado pelos chefs; confira entrevista exclusiva:

Aline Naomi

Bárbara é a campeã da 5ª temporada do MasterChef Profissionais. A chef de cozinha de Brasília disputou a final da edição nesta terça-feira (14/11) contra Franklin e levou a melhor ao apresentar seu menu, "Afeto", inspirado no nome de seu restaurante no Distrito Federal. Em entrevista exclusiva ao Band.com.br, diz que ser a campeã da edição de 2023 é "bom demais". 

"É a realização de um sonho, de uma trajetória muito legal que teve muita verdade, muita sensibilidade e emoção", diz animada. No menu, Bárbara serviu pastel com creme de jiló, além de vinagrete e croquete de vatapá como entradas. Vieira com creme de pupunha e cupim com mini arroz caldoso foram os pratos principais. Por fim, nas sobremesas, abacaxi com coco e raspadinha de caipirinha, capim-santo e limão, e bolo de fubá com sorvete de café. 

"A construção do menu teve influência nas pessoas que fizeram parte da minha vida e contribuíram nesta trajetória", explica a campeã. "Minha maior realização profissional foi o meu espaço, que se chama 'Afeto', e não trouxe os pratos de lá, mas representações dele, por meio de ingredientes e memórias." 

Vitória das mulheres 

Antes de Bárbara, o MasterChef Profissionais teve somente uma campeã mulher — foi Dayse Paparoto, vencedora da primeira temporada. "Para mim, é um grande presente [ganhar o MasterChef] neste momento, sendo mãe, empresária e chef de cozinha, e representar todas essas mulheres que se desdobram em mil para fazer todas essas funções com maestria", declara.  

Ela também se emociona ao falar de Helena Rizzo, sua musa inspiradora desde antes do talent show. Bárbara, que já foi estagiária no restaurante da jurada, ficou supertocada com as palavras da jurada na final, exaltando a trajetória da vencedora. "Ouvir isso dela é melhor que qualquer prêmio, porque a gente está aqui para receber os feedbacks [dos chefs] e se inspirar no trabalho deles", comenta.  

Da mesma forma, Bárbara sabe que muitas mulheres podem se inspirar em sua história. A elas, a campeã manda um recado: "Nunca desistam dos sonhos de vocês e do que vocês acreditam. Usem os desafios e os obstáculos como impulsos para crescerem. Tomem isso como grande missão de vida. Corram atrás, não desistam e agarrem na mão de quem está perto." 

Afeto com profissionalismo 

Como o próprio Fogaça avalia, Bárbara trouxe muita afetividade para seus pratos no MasterChef Profissionais, citando sempre suas memórias e as pessoas que ama. A vencedora acredita que, durante sua passagem no programa, conseguiu mostrar que é possível trazer sentimento à cozinha profissional.  

"Às vezes, a gente fala de afeto dentro da cozinha, e as pessoas acham que é uma coisa muito caseira, muito amadora", critica Bárbara. "O afeto é legal para o amador, mas, o profissional tem que ser sério, tem que ter postura... Nada a ver! Acho que consegui trazer este profissionalismo e esse lado afetivo para a cozinha." 

Inclusive agora, com sua vitória, Bárbara pretende expandir os negócios de seu restaurante e mostrar isso a mais pessoas. "Eu sou uma pessoa muito comedida nos meus passos, mas é claro que a gente quer expandir o ‘Afeto’", revela. "O ‘Afeto’ é uma conquista enorme, e fazer com que ele possa alcançar mais gente e mudar mais vidas é um grande presente." 

O que rolou na final do MasterChef Profissionais 2023? 

Bárbara e Franklin disputaram a final da 5ª temporada do MasterChef Profissionais e, para conquistar o troféu da edição, cada um deles teve que preparar um menu de 6 etapas para Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça. Foram duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas. 

Bárbara chamou seu menu de "Afeto", em referência ao seu restaurante em Brasília (DF). A chef apresentou pratos inspirados em pessoas, experiências e memórias que encontrou ao longo de sua trajetória profissional.  

Já Franklin apresentou o menu "Franklin por todos", com pratos inspirados em experiências pessoais e profissionais do finalista. Ele fez referências a pessoas, lugares, sonhos e metas que teve ao longo dos anos e, claro, teve sorvete! 

A final do MasterChef Profissionais ainda teve o retorno dos 12 ex-participantes da edição, além da presença de familiares e amigos dos dois finalistas. Após a avaliação dos jurados, Bárbara se consagrou a campeã da 5ª temporada do MasterChef Profissionais.  

Tópicos relacionados