Masterchef

Helena Rizzo tem rede social hackeada e sofre ameaças de extorsão

Mesmo após recuperar conta do Instagram, chef continuou sendo vítima de intimidação pelos hackers

Por Stefani Sousa

Helena Rizzo no MasterChef Brasil
Helena Rizzo no MasterChef Brasil
Melissa Haidar/Band

Helena Rizzo teve seu Instagram hackeado na última semana. Além de perder a conta por três dias, a chef chegou a sofrer ameaças e, mesmo após recuperar o perfil, seguiu sendo vítima de intimidação.  

“Recebi mensagem dizendo que a gente tinha recuperado a conta, mas que daqui a 3 ou 4 dias ela seria anulada e isso ia prejudicar minha vida financeira para sempre”, contou a jurada do MasterChef em entrevista ao Band.com.br

Na quinta-feira (28), Helena estava usando o aplicativo quando foi surpreendida por uma tela que anunciava “erro inesperado”. Na sequência, o número de seguidores sumiu e ela passou a receber ameaças no WhatsApp: 

"Hackeei brevemente sua conta do Instagram e quero fazer um acordo com você.  Se deseja recuperar sua conta, retorne para mim, eu sou a sua única esperança”, dizia o texto em inglês, aqui traduzido.  

Os hackers pediram 2500 dólares pela conta, que conta com 648 mil seguidores. A cozinheira ficou assustada com a invasão. “Sei de outras pessoas que sofreram com isso. Não contas de pessoas físicas, mas de restaurantes. A gente tem que ter cuidado, pra mim é muito novo tudo isso, né? Não é uma coisa que a gente entende, sabe como funciona ou o que fazer”, desabafa. 

E não parou por aí...  

A conta foi recuperada no sábado (30) com o suporte do aplicativo. Além do susto, Helena diz ter ficado surpresa com o “mercado” criado em decorrência do crime.  

"Existe um sistema em torno disso, há quem prejudica e também quem auxilia depois [e se beneficia financeiramente disso].” A chef se refere aos serviços que lhe foram ofertados após divulgar o “roubo” da conta: 

“Muitas pessoas me contaram que tiveram que contratar um hacker para ajudá-las. Uma pessoa queria me cobrar R$ 9 mil pra tentar me ajudar”, revela. Chocante!  

Perfil falso no Twitter 

Há algumas semanas, Helena já havia enfrentado problemas no Twitter. Por lá, uma conta fake fingia se passar por ela. “A pessoa postava coisas de MasterChef e o público começou a me marcar porque o perfil curtia vários posts políticos. Eu fiquei de cara, juntamos um grupo de pessoas e fizemos a denúncia até que foi possível derrubar a página."