Masterchef

Fogaça completa 50 anos, relembra burnout e celebra vitalidade: "Me sinto jovem"

Jurado do MasterChef Brasil, o chef Henrique Fogaça faz um balanço de seus anos de vida e relembra afastamento do programa; confira a entrevista exclusiva

Por Aline Naomi

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Henrique Fogaça na final do MasterChef Profissionais 5
Melissa Haidar/Band

Quem acompanha os bastidores do MasterChef Brasil sabe que a presença do chef Henrique Fogaça é facilmente notada nos estúdios. E isso não acontece somente por conta de sua voz grave e ressonante, mas também pelo carisma e simpatia do jurado, que faz questão de cumprimentar a todos quando chega para as gravações.  

Neste dia 1º de abril, Fogaça completa 50 anos e define sua trajetória de forma intensa, assim como é sua personalidade. "É uma história de muita resiliência, determinação e trabalho", descreve em entrevista exclusiva ao Band.com.br. "Eu me sinto feliz e realizado com o meu trabalho. Ainda tem muitas conquistas pela frente, porém me sinto jovem." 

Para seguir com a "mente jovem", como define, o chef busca manter em sua rotina o que costumava fazer quando era adolescente, como praticar esportes, andar de skate e respirar música. "É o que me traz essa vitalidade para continuar vivendo com vontade, determinação e aceitando desafios", explica.  

Fogaça, claro, é um homem diferente do que era anos atrás. "Hoje, eu tenho uma responsabilidade imensa, tanto na parte da família e dos meus filhos, quanto na parte empresarial", pontua.  

"Não tenho medo de ser fora da caixa, eu sempre fui lado B. Continuo sendo, porém com mais maturidade, profissionalismo e consciência." 

Puxando o freio 

Chef de cozinha, empresário, jurado, pai e músico — Fogaça reúne muitos papéis nele mesmo, mas manter todos eles gera um custo. Em 2023, ele ficou afastado da 10ª temporada do MasterChef Brasil para cuidar da saúde mental. Em entrevista concedida em novembro do mesmo ano, ele revelou que estava se sentindo ansioso e sobrecarregado.  

"Como eu trabalho bastante, eu tive um burnout de tanto trabalhar e dormir pouco", declara o jurado. "Vejo cada vez mais a importância da nossa mente. Ela coordena tudo: nosso estado físico e emocional, então é muito importante estar atento e cuidar dessa parte. Não é só trabalho, trabalho, trabalho." 

Felizmente, a lição foi aprendida. "É importante ter o tempo de lazer, de espiritualidade. O tempo com os amigos e com a família. Isso nos traz vitalidade e força para ter um equilíbrio mental, emocional e físico", afirma Fogaça.  

"Não me sinto com 50 anos" 

Conforme os anos avançam, Fogaça percebe que a vida passa muito rápido, e isso também lhe ensina outra coisa: "É fundamental a gente ter essa consciência para aproveitar ao máximo e fazer o melhor a cada dia da nossa vida." 

A idade, para Fogaça, é mera formalidade. Um número que em nada define a forma como encara a vida. "Eu não me sinto com 50 anos", diz o chef. "Vejo que estou cada vez mais disposto a fazer as coisas. [...] Eu me sinto realizado, mas não sou uma pessoa acomodada, estou sempre buscando novos desafios." 

Ele promete que veremos notícias suas em breve, ligadas ao seu lado empresário. Mas, em meio a tantas novidades, pergunto se há algo que não mudou nesses 50 anos. Ele responde:  

"O meu jeito de ser. A sinceridade nas coisas e o meu jeito jovem de encarar a vida." 

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.