Masterchef

O que é estrela Michelin, selo de um dos restaurantes da Helena Rizzo?

Em entrevista ao Band.com, jurada do MasterChef relembrou honraria recebida em 2015: “Reconhecimento não só do meu trabalho, mas de toda a minha equipe”; leia abaixo:

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
O que é estrela Michelin, selo de um dos restaurantes da Helena Rizzo?
Band/Carlos Reinis

As estrelas Michelin nada mais são do que um importante critério de avaliação de restaurantes ao redor do mundo. A chef Helena Rizzo, do MasterChef, é a única mulher brasileira que possui um restaurante com uma estrela Michelin. É muito orgulho, né? 

Em entrevista ao Band.com, Helena contou que desde que o Guia Michelin (leia mais sobre ele abaixo) chegou ao Brasil (2015), seu restaurante, o Maní, em SP, possui uma estrela. “Essa avaliação ocorre de forma anônima, isso é uma característica bem marcante deste guia, então, não sabemos quem avalia. Geralmente são as pessoas que vão sozinhas ao restaurante”, disse a chef. “É muito legal ter essa honraria. Todos esses prêmios que recebemos são, na verdade, um reconhecimento não só do meu trabalho, mas de toda a minha equipe. Para eles é muito bacana também e garante autoestima, e, é claro, é ótimo para o negócio. As pessoas que viajam muito recorrem a esse guia, então, nos ajuda a ter clientes e movimento sempre no restaurante”, completou a jurada.  

Como surgiu e o que o guia tem a ver com a marca de pneus? 

As estrelas fazem parte do Guia Michelin, que começou após a fundação da empresa de pneus de mesmo nome na França, em 1889. Os irmãos Andre e Edouard Michelin, os fundadores da marca, perceberam que, para aquecer a venda de carros e, por consequência, de pneus, poderiam incentivar os motoristas com dicas úteis, como sugestões de onde comer e se hospedar, por exemplo. 

Por vários anos, o Guia Michelin foi distribuído gratuitamente, mas isso mudou em 1920. Ao precificar o guia por um valor acessível, a ideia dos irmãos era melhorar a percepção de qualidade por parte dos consumidores. Eles entenderam que os clientes não valorizavam tanto o material por ser gratuito até então. 

Reconhecimento não só do meu trabalho, mas de toda a minha equipe


A avaliação dos restaurantes

É nessa fase que o Guia Michelin passa a qualificar os restaurantes. No início, apenas uma estrela era dada ao estabelecimento que preenchesse todos os critérios de qualidade da publicação.

Com a relevância do guia e, ao notarem a enorme influência da seção de restaurantes, os irmãos recrutaram uma equipe de clientes ocultos, ou inspetores de restaurantes, como foram denominados. O objetivo era que eles fossem aos restaurantes de maneira anônima para avaliar todos os detalhes, desde a comida até o local em si. 

Posteriormente o Guia Michelin passou a avaliar os restaurantes com estrelas de 0 a 3. 


Helena Rizzo é do Brasil!

Alguns restaurantes brasileiros já conquistaram a estrela Michelin, mas Helena Rizzo, com o Maní, é a única mulher que recebeu o selo de reconhecimento internacional até hoje. Aliás, Helena já foi reconhecida pelo talento profissional outras vezes. 

Em 2014, por exemplo, a chef ganhou o título de melhor chef mulher do mundo em um ranking da revista inglesa Restaurant. Sobre esse reconhecimento, aliás, Helena também comentou: “Fiquei muito feliz, abriu muitas portas, muitos convites para trabalho, fazer coisas fora do País... Acabei viajando muito por causa disso”, diz. “Mas, o melhor ou pior do mundo não existe, é muito relativo. Eu acerto, mas erro também, a gente dá o nosso melhor sempre, mas isso não quer dizer que sejamos o melhor”, completou.


Saiba mais sobre o Maní

O restaurante de culinária autoral e tipicamente brasileira fica em São Paulo. Anota aí o endereço: Rua Joaquim Antunes, 210, Jardim Paulistano, São Paulo, SP. 

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.