Masterchef

O que são ovos mollet e beneditinos? Pratos desafiam participantes no MasterChef

Saiba quais desafios os cozinheiros terão ao prepararem essas receitas no 17º episódio do programa

Da Redação

Conheça os pratos feitos com o ingrediente que vão agitar a competição
Conheça os pratos feitos com o ingrediente que vão agitar a competição
Carlos Reinis/Band

O ovo é o grande protagonista da Prova de Eliminação do MasterChef Brasil desta terça-feira (26). Os participantes terão que preparar pratos desafiadores e pouco comuns no dia a dia dos brasileiros para seguirem na competição. Ovo mollet empanado e ovos beneditinos são algumas das receitas com o ingrediente que prometem agitar a cozinha do programa.

O ovo mollet tem origem francesa — será que os cozinheiros amadores conseguirão agradar o paladar do chef Érick Jacquin? Já os ovos beneditinos (ou ovos Benedict) "nasceram" nos Estados Unidos, e a gente te conta tudo sobre cada uma dessas duas receitas famosas internacionalmente.

O que é ovo mollet?

O ovo mollet é um ovo cozido que tem clara dura e gema mole, como o próprio nome indica. Ele deve ser imerso com casca em água fervente e o tempo de cozimento entre 4 e 5 minutos é um dos segredos para que a gema fique na consistência líquida correta. Colocar o ingrediente em água fria logo em seguida é outro truque para interromper o cozimento e conquistar o ponto certo. A técnica exige paciência, mas o resultado vale a pena: o ovo mollet temperado com sal e pimenta-do-reino é um acompanhamento delicioso para saladas e torradas.

Ele também pode ser empanado em farinha panko e servido como petisco ou entrada acompanhado de cogumelos. Deu água na boca, né?!

O prato pode ser servido como petisco ou entrada (Foto: Carlos Reinis/Band)


O que são ovos beneditinos?

Esse prato é famoso no brunch, refeição "reforçada" que mistura café da manhã com almoço, e leva ingredientes que formam uma combinação deliciosa: uma fatia de pão, bacon (lombo e presunto também são opções), ovo pochê e molho holandês. Hmmm… A receita parece simples, mas os participantes do MasterChef receberão a missão de apresentar um ovo pochê perfeito nessa montagem.

Os ovos beneditinos surgiram em Nova York nos anos 1890 (Foto: Carlos Reinis/Band)


O 17º episódio da oitava temporada do MasterChef Brasil será exibido nesta terça-feira (26), às 22h30, na Band e com transmissão simultânea no Portal da Band. O programa é apresentado por Ana Paula Padrão; os chefs de cozinha Érick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça formam o trio de jurados da competição.

Tópicos relacionados