Masterchef

Qual a diferença entre donuts, rosquinha e sonho?

Massa frita com recheios doces são um sucesso pelo mundo afora

Vinícius de Melo

Donuts e sonhos tem a mesma origem, apesar do formato diferente
Donuts e sonhos tem a mesma origem, apesar do formato diferente
PxHere

Quem é fã de doces de padaria com certeza já comeu donuts, rosquinhas ou sonhos. No entanto, você já parou para pensar em qual a verdadeira diferença entre esses três deliciosos pratos? Tudo indica que a origem entre algumas dessas iguarias seja a mesma.

A versão mais aceita defende que o doce de massa frita e açucarada nasceu na Alemanha, onde um jovem ajudante de padeiro se inspirou nas balas de canhão para moldar seus pães e, ao invés de assá-los, optou por fritá-los. Por lá, ganhou o nome de berliner.

Segundo The Food Encyclopedia (A Enciclopédia da Comida, em tradução livre), o doce teria sido levado para os Estados Unidos por imigrantes holandeses. Lá, ganhou o formato de rosca e virou os famosos donuts – que desafiam os cozinheiros do MasterChef Brasil nesta quarta-feira, 21.

Em Portugal, o doce ganhou o nome de bola de Berlim – o que reforça sua origem alemã. Além de sucesso nas padarias, também é muito vendido em food trucks nas praias com recheios como doce de maçã, creme de avelã e creme de confeiteiro. Este último ganhou as padarias brasileiras, com o nome de sonho.

Outra versão aponta que os doces podem ser uma variação do francês beignet, um pão de massa mole, frito em imersão, que tem registros desde o século XVI. A receita teria sido levada por colonizadores franceses para Nova Orleans, nos Estados Unidos, onde viraram os famosos donuts.

E a rosquinha?

O formato pode até ser igual ao do donuts, mas o sabor e massa são muito diferentes. A rosquinha tem uma massa mais firme e consistente. Depois de fermentar, ela geralmente é cozida em água quente e, em seguida, levada para assar. Além disso, a massa da rosquinha é salgada e por isso.