Masterchef

Qual a diferença entre os peixes pacu, traíra e pintado? Helena Rizzo explica; assista aula da chef no MasterChef

Nova jurada do MasterChef deu uma aula sobre peixes de água doce; assista ao vídeo

Da redação

Qual a diferença entre os peixes pacu, traíra e pintado? Helena Rizzo explica
Qual a diferença entre os peixes pacu, traíra e pintado? Helena Rizzo explica
Carlos Reinis/Band

Os peixes de água doce foram os protagonistas da primeira prova do MasterChef. E para ajudar os participantes na missão, Helena Rizzo fez sua estreia como jurada no programa com uma aula sobre o assunto, em que mostrou as diferenças entre o pintado, pacu e traíra. “Peixes de rio têm aroma e sabor mais fortes, mais terrosos. Por isso, normalmente, no Brasil, tempera-se muito com limão. Acho que um tempero oriental no peixe de rio também vai muito bem”, indicou a chef. 

Na hora do preparo, ela explicou que é preciso ficar atento ao tempo de cocção, respeitando cada carne, além de ser certeiro nos cortes, na cabeça, rabo e espinha do peixe. Assista ao vídeo e veja as características de cada um:


Pintado: entre os três peixes, é o único de couro, e costuma ser preparado na brasa. Com cor acinzentada e pintinhas redondas, possui carne branca e macia. Além disso, é bem gorduroso e denso.

Pacu: da mesma família do tambaqui e da piranha, que são conhecidos como “peixes redondos”. Também é muito gorduroso, mas bem versátil na culinária, e pode ser consumido frito, assado ou ensopado.

Traíra: de acordo com Helena, esse peixe carnívoro tem um sabor tão intenso quanto a sua mordida. É uma boa opção para o preparo de moquecas.