Masterchef

Qual é a diferença entre vegano e vegetariano? Entenda os termos

Participantes do MasterChef terão de preparar clássicos da gastronomia sem proteína animal

Da Redação

Pratos veganos estão cada vez mais bem elaborados
Pratos veganos estão cada vez mais bem elaborados
Victoria Shes/Unsplash

No próximo MasterChef Brasil, a apresentadora Ana Paula Padrão e os chefs Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin vão receber no estúdio a chef de cozinha Bela Gil. Famosa por suas receitas veganas, ela ajudará os cozinheiros amadores a transformarem clássicos da gastronomia em pratos sem produtos de origem animal.

No entanto, o que muita gente não sabe é que há uma grande diferença entre um prato vegano e um prato vegetariano. Você sabe dizer qual? Apesar de estarem associados à alimentação e terem grafias parecidas, as palavras têm significados completamente diferentes. 

Quando falamos de um prato vegetariano, estamos afirmando que não há uso de proteína animal naquela receita. Por exemplo, na composição da receita não tem nenhum tipo de carne (de boi, de porco, de ave, de peixe) ou frutos do mar. Já os pratos veganos não possuem nada de origem animal. Isto inclui alimentos como ovos, leite, manteiga, queijos, iogurtes, etc.

Essas são as diferenças básicas, gastronomicamente falando sobre veganos e vegetarianos. Porém, há também os movimentos, que transformam essa alimentação em um estilo de vida. E, de acordo com o governo, o número de veganos e vegetarianos mais que dobrou no Brasil nos últimos anos. Veja a seguir um pouco mais sobre esse estilo de vida*:

Ovolactovegetarianismo

Esse é o termo que mais se assemelha ao prato vegetariano. Pessoas que seguem o ovolactovegetarianismo consomem ovos, leite e laticínios, mas excluem qualquer proteína de origem animal nas refeições.

Vegetarianismo e veganismo: tire as suas dúvidas

Lactovegetarianismo

No lactovegetarianismo, apenas o consumo de leite e laticínios são liberados. Além de, é claro, produtos de origem vegetal.

Ovovegetarianismo

Ao contrário do anterior, no ovovegetarianismo está liberado o consumo de ovos, mas não produtos como leites, queijos, iogurte, dentre outros.

Vegetarianismo

Tipo mais restritivo, o vegetarianismo estrito é aquele em que produtos de origem animal não são utilizados nas refeições. Se assemelha bastante ao veganismo. Ao contrário do que se pode imaginar, as receitas veganas estão cada vez mais elaboradas graças a substitutos como carne de jaca, proteína de soja e leites de vegetais.

Veganismo

Além de excluir o consumo de produtos de origem animal nas refeições, os integrantes do veganismo tentam eliminar - na medida do possível e do praticável - todas as formas de exploração e crueldade contra os animais. Por isso, os veganos não compram roupas feitas com material de origem animal e produtos de beleza testados em animais.

Veganismo: como preparar pratos baratos e sem carne

*Com informações da Sociedade Vegetariana Brasileira e da Vegan Society