Masterchef

Sobremesa com feijão de Pedro surpreende e Fogaça pede receita; veja como fazer

Arquiteto preparou uma pasta doce de feijão azuki com frutas cristalizadas que conquistou o paladar do jurado

Stefani Souza

Pedro preparou uma pasta de feijão azuki para os jurados
Pedro preparou uma pasta de feijão azuki para os jurados
Carlos Reinis/Band

Apesar de ter perdido o duelo para Isabella no último episódio do MasterChef Brasil 2021, o arquiteto Pedro surpreendeu os jurados ao trazer uma pasta doce de feijão azuki com frutas cristalizadas. A sobremesa de feijão, servida numa “panqueca” chamada dorayaki conquistou o paladar do chef Henrique Fogaça, que pediu a receita para o participante. 

“Foi uma surpresa, ainda mais que eu improvisei. Já fiz bastante o dorayaki, mas nem o que eu fiz em casa ficou tão gostoso quanto esse. O processo que eu fiz não é o mais correto. Não leva creme de leite, como eu usei, e leva fermento”, contou em entrevista ao Band.com.br.

“Como eu esqueci o fermento, eu bati a clara em neve e fui agregando os ingredientes. O creme de leite deu gordura, a clara deu leveza e a panqueca ficou bem mais mole do que realmente é. Mas ficou bem gostosa, mais macia”, completou. 

Muito elogiado pelo prato, Pedro disse que sabia que iria bem nessa prova. “Eu estava confiante. Independentemente do resultado, eu já sabia que seria o melhor prato que eu fiz até agora no MasterChef. Claro, eu não tinha certeza se iria ganhar da Isa – a lazarenta é boa”, disse aos risos. 

“Eu entendo o que eles falaram. O anko, essa pasta de feijão, é como o estrogonofe brasileiro. Você joga ketchup, creme de leite e carne, mas não tem gosto disso. Tem gosto de strogonoff. É a mesma coisa. Por mais que tenha muito feijão no anko, o gosto não é de feijão. Se você comer, tem chance de você chutar que é chocolate”, disse.

De acordo com o arquiteto, o gosto também lembra um pouco batata doce. Se você está curioso para experimentar o anko, confira a receita completa da sobremesa de feijão azuki que surpreendeu os jurados Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin:


Ingredientes:

  • 250 ml(s) creme de leite
  • 3 unidade(s) clara de ovos
  • 50 grama(s) farinha de trigo
  • 50 grama(s) açúcar
  • 1 colher(es) de sopa shoyo
  • 100 grama(s) feijão azuki
  • 4 unidade(s) clara batidas
  • 250 grama(s) açúcar
  • 1 unidade(s) tangerina
  • 1 unidade(s) maçã verde
  • 100 grama(s) açúcar
  • 30 ml(s) xarope de bordo

Modo de preparo:

Dorayaki: Bata as claras em neve e reserve. Misture os demais ingredientes em um bowl e incorpore levemente as claras. Leve à frigideira, como se fosse fazer panquecas. Cozinhe em fogo baixo. Ao fim, corte os dorayakis com um aro e reserve.

Frutas cristalizadas: Pique a tangerina em cubos grandes e as maçãs em rodelas. Leve as duas para panelas separadas e cozinhe lentamente em fogo baixo com água e açúcar. Caso seque, adicione pequenas porções de água. Acrescente raspas de cumaru. Quando estiverem macias, deixe a água secar e o caramelo colar nas frutas. Reserve.

Merengue italiano: Faça um caramelo do zero com açúcar e um pouco de água. Bata as claras em neve na batedeira. Quando atingirem o ponto de pico, adicione lentamente o caramelo, sem desligar a batedeira. Mantenha a batedeira ligada até a mistura esfriar. Passe o conteúdo para um saco de confeiteiro e reserve.

Anko (pasta de feijão): Cozinhe o feijão azuki, trocando a água duas vezes durante o cozimento. Isso impede que o feijão fique amargo. Após cozido, doure o feijão e leve para o processador com raspas de cumaru. Adicione caramelo de tangerina ou açúcar refinado e processe. O anko pode ser processado até ficar cremoso, e pode ficar com pedaços pequenos de feijão.