Entretenimento

Mostra em comemoração a 100 anos de Fellini recomeça no CCBB, em São Paulo

Da Redação, com Metro Jornal

Mostra sobre Fellini foi interrompida em março, devido a pandemia
Mostra sobre Fellini foi interrompida em março, devido a pandemia
Gorup de Besanez/Wikicommons

O centenário do cineasta italiano Federico Fellini foi completado em 20 de janeiro de 2020, com celebrações  que deveriam acontecer ao longo do ano em todo o mundo. Com a pandemia, muitas foram canceladas. Mas, ao menos para os paulistanos, ainda há chance de revisitar a obra do mestre.

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recomeça hoje a mostra retrospectiva Fellini Il Maestro, interrompida em março do ano passado, junto com o início da quarentena em todo o Brasil. As sessões são presenciais, gratuitas e vão até o dia 18.

A segunda chance da mostra, que tem curadoria de  Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida, começa pelo fim, já que o primeiro filme a ser exibido é justamente o último assinado por Fellini: A Voz da Lua, baseado no romance O Poema dos Lunáticos, de Ermanno Cavazzoni. O filme, estrelado por Roberto Benigni, foi lançado em 1990, três anos antes da morte do cineasta.

Nesse mesmo ano, Fellini ganhou um Oscar honorário, o único da carreira, apesar de 12 indicações. Em Cannes, levou três Palmas de Ouro, além de cinco premiações no Festival de Veneza.

Ao todo, a retrospectiva exibe 12 longas-metragens, que incluem clássicos como A Estrada da Vida (1954), A Doce Vida (1960), Julieta dos Espíritos (1965), Roma de Fellini (1972) e E La Nave Va (1983). Confira programação completa e horários no site. As sessões vão respeitar as regras de distanciamento social e, portanto, é necessário reservar ingressos pela internet.

Mais notícias

Carregar mais