Entretenimento

O que fazer quando cães que vivem juntos se estranham? Manu Karsten responde

Veterinária explica que castração e prática de exercícios podem melhorar o entrosamento dos bichos

Manu Karsten, com rádio BandNews FM 20/09/2021 • 17:24 - Atualizado em 20/09/2021 • 17:32
Saiba o que fazer quando cachorros se estranham na mesma casa
Saiba o que fazer quando cachorros se estranham na mesma casa
Pixabay/Reprodução

Nosso ouvinte Paulo Joaquim, escreve contando que tem três cachorro em casa. Entre eles, um casal de pastores, que eles amam muito, o macho com 4 anos, a fêmea com 7 anos. A fêmea já é castrada, o macho ainda não é. Acontece que o filho deles recentemente trouxe um golden retriever de 1 ano para casa e os dois machos recentemente começaram a se estranhar e apresentar uma certa agressividade entre eles. Não chegaram as vias de fato, porque eles estão separados. “O que posso fazer?”, questiona.

Paulo, olha só o seguinte, você tem um casal de pastores que já conviviam muito bem em harmonia, então já estava toda a hierarquia estabelecida. E aí entra um terceiro cão, um macho de 1 ano de idade golden retriever não castrado, o que pode estar acontecendo? Esse golden está perto de atingir a maturidade sexual e aí a gente tem quem do outro lado? O seu pastor de 4 anos, que já é um adulto. Olha a confusão, Paulo!

Antes da gente começar a ver uma série de outros fatores, eu já te diria que de saída você deveria levar os dois para castrar, isso é super importante para diminuir um pouco essa agressividade que a testosterona dá. 

E a segunda coisa é, se você tem condições, contrate um adestrador pra que faça um entrosamento aos poucos entre os dois cães. Sabe uma coisa que eu gosto muito e que muitas vezes o adestrador consegue com maestria? Os cães fazendo exercício juntos. É possível ter muito entrosamento ao sair para caminhar com os cães juntos, quando eles percebem que formam uma equipe. Mas eu recomendo, até pra que você não tenha nenhuma surpresa, porque de repente o pastor fica agressivo ou de repente sai uma briga, nunca se meta nessa briga, mas daí o problema é que um dos cães pode se ferir.

Então, o que eu te recomendo e acho que é mais rápido possível, você ver a ajuda de um adestrador para que ele observe o comportamento e para que ele veja, para que ele sinta todos os cães e consiga fazer a introdução do golden retriever para eles virarem uma família só, tá bom? 

Te aconselho muita calma, muita paciência e visão nisso, tá bom?! 

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM.

  • cachorros
  • briga
  • casa