Charles Leclerc quebra maldição do GP de Mônaco e vence em casa pela 1ª vez

Piloto da Ferrari largou na frente e não deu chances aos rivais; Piastri e Sainz completaram o pódio, e Verstappen foi só o 6º

Temporada 2024 de Fórmula 1
Corrida GP de Mônaco
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp



Fim da maldição. Charles Leclerc largou na pole position neste domingo (26), fez uma corrida segura e, sem sustos, se tornou o primeiro piloto monegasco a vencer o tradicional GP de Mônaco, após 70 edições. Este foi, também, o primeiro triunfo dele na atual temporada, em resultado que encerrou um jejum de vitórias de mais de dois anos.  

Para chegar à conquista de hoje, o piloto da Ferrari aproveitou os poucos pontos de ultrapassagem do circuito para não ser superado e não largou mais a posição. Desde a estreia na F1 (e mesmo em outras categorias), em 2018, Leclerc nunca havia levado sorte em casa, seja por quebras do carro ou erro de estratégia da equipe.  

O pódio foi preenchido com Oscar Piastri, que correu com uma McLaren com as cores da bandeira brasileira, em homenagem a Ayrton Senna, e Carlos Sainz, da Ferrari, que fez a equipe aproveitar o desempenho ruim da Red Bull Racing para diminuir a diferença no Mundial de Construtores. Verstappen, líder da temporada, ficou na 6ª colocação.

Após a confirmação do resultado final, Leclerc foi muito aplaudido pela equipe e pela torcida local. Ainda no carro, ele ficou bastante emocionado. “Foi muito difícil. Eu larguei em primeiro duas vezes no passado e não ganhei. Isso fez com que essa conquista fosse especial. Eu estava pensando no meu pai muito mais do que na corrida. Foi um sonho nosso correr aqui e vencer”, disse.

Acidente na 1ª volta paralisou a corrida por 40 minutos 


A corrida também ficou marcada por um forte acidente, na primeira volta, que causou uma interrupção de 40 minutos para limpeza da pista. Magnussen, da Haas, tocou Pérez por trás, no pelotão do fundo, e o mexicano da Red Bull Racing destruiu o carro ao bater no guardrail. De quebra, ainda se chocou com Hulkenberg, também da Haas, que não teve como desviar.  

A interrupção por bandeira vermelha gerou uma relargada que beneficiou Carlos Sainz. O piloto da Ferrari pôde largar novamente na terceira colocação, mesmo após o erro que o fez perder posições antes do acidente. Com o reinício, Sainz se tornou, junto com Oscar Piastri, da McLaren, os principais perseguidores do líder Leclerc. O ferrarista, no entanto, não teve com que se preocupar.  

Veja a classificação final do GP de Mônaco

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Próxima etapa

A próxima etapa da F1 está agendada para 9 de junho, no GP do Canadá. O evento em Montreal terá cobertura total do Grupo Bandeirantes.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.