Verstappen vence GP do Japão e fatura título da F1 após punição a Leclerc

Monegasco chegou em segundo, mas perdeu uma posição após cortar chicane na última volta

Temporada 2022 de Fórmula 1
Japão
GP do Japão 2022
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Um confuso Grande Prêmio do Japão coroou Max Verstappen neste domingo (9) como o campeão da temporada 2022 da Fórmula 1.

O holandês da Red Bull venceu a prova, que sofreu um atraso de mais de duas horas em decorrência das chuvas e teve apenas 28 voltas. Charles Leclerc (Ferrari) chegou em segundo e Sergio Pérez (Red Bull) completaria o pódio em terceiro.

No entanto, Leclerc foi punido por uma manobra na última volta, quando perdeu a freada da chicane e cortou caminho para se proteger de Pérez. A direção de prova acrescentou cinco segundos ao tempo do monegasco, que caiu para terceiro.

Como as 28 voltas foram suficientes para a distribuição integral dos pontos, Verstappen somou 25 pontos, contra 18 do companheiro da Red Bull e 15 do rival da Ferrari. Foi o suficiente.

Assim, Verstappen chegou a 366 pontos, contra 237 de Leclerc e 235 de Pérez. Como há 112 pontos em disputa nas últimas quatro corridas do ano, o monegasco da Ferrari pode chegar apenas a 359 pontos.

Esteban Ocon (Alpine) ficou com o quarto lugar, após segurar a pressão de Lewis Hamilton (Mercedes), que foi quinto. Sebastian Vettel (Aston Martin) foi o sexto, Fernando Alonso (Alpine) foi sétimo, e George Russell (Mercedes) foi o oitavo. Lando Norris (McLaren) foi décimo.

Nicholas Latifi (Williams) teve uma apresentação sólida e chegou em nono lugar, somando dois pontos e conquistando os primeiros pontos da temporada. O canadense era o único titular da temporada que ainda não havia somado pontos.

A Fórmula 1 retorna agora nos dias 21, 22 e 23 de outubro, quando acontece o Grande Prêmio dos Estados Unidos. A etapa, mais uma vez, terá cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Confira como foi o GP do Japão:

Tempo Real

  • Por hoje é só!

    Mas a Fórmula 1 continua!

    A próxima parada é o Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Austin, entre os dias 21 e 23 de outubro - com cobertura, mais uma vez, do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

    Até lá!

  • Max Verstappen

    Não entendeu?

    A gente explica:

    Como a corrida passou da metade, a organização distribuiu integralmente os pontos. Assim, Verstappen levou 25 pontos e chegou a 360.

    Charles Leclerc, com o terceiro lugar, foi a 237. Como o monegasco pode somar no máximo 112 pontos até o fim do campeonato, chegaria a 359.

    Assim, o holandês da Red Bull é bicampeão mundial de Fórmula 1!

  • Max Verstappen

    VERSTAPPEN CAMPEÃO 2022

    Os comissários punem Charles Leclerc com 5 segundos após a manobra no fim, o que derruba o monegasco da Ferrari para o terceiro lugar. Sergio Pérez herda o segundo lugar.

    Com a combinação de resultados, Max Verstappen já não pode ser alcançado na liderança do Mundial de pilotos e é campeão da temporada 2022 da Fórmula 1!

  • Max Verstappen

    Vitória de Max Verstappen

    Max Verstappen (Red Bull) vence de ponta a ponta o GP do Japão.

    Charles Leclerc (Ferrari) é o segundo, com Sergio Pérez (Red Bull) em terceiro.

    O monegasco, no entanto, pode ser punido depois de perder a freada na chicane e cortar por fora para se manter à frente do mexicano.

  • Última volta

    Cronômetro zerado

    Max Verstappen (Red Bull) abre a última volta. Pontuação da corrida será distribuída pela metade.

  • 1 minuto

    Pressão

    E segue a briga entre Charles Leclerc (Ferrari) e Sergio Pérez (Red Bull). O mexicano vem para o bote nas últimas voltas.

  • 8 minutos

    As disputas na pista

    Enquanto Lewis Hamilton (Mercedes) pressiona Esteban Ocon (Alpine) em busca da quinta posição, Sergio Pérez (Red Bull) encosta em Charles Leclerc (Ferrari) para tentar o segundo lugar.

    Ocorreu um problema ao carregar o tweet

  • 10 minutos

    Os 10 primeiros

    Na reta final da corrida, temos:



    1. Max Verstappen (HOL/Red Bull)


    2. Charles Leclerc (MON/Ferrari)


    3. Sergio Pérez (MEX/Red Bull)


    4. Esteban Ocon (FRA/Alpine)


    5. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)


    6. Sebastian Vettel (ALE/Haas)


    7. Fernando Alonso (ESP/Alpine)


    8. George Russell (GBR/Mercedes)


    9. Nicholas Latifi (CAN/Williams)


    10. Lando Norris (GBR/McLaren)


  • Briga por posição

    Esteban Ocon (Alpine) se segura como pode da pressão de Lewis Hamilton (Mercedes), determinado a ultrapassar o francês.

  • 16 minutos
    Max Verstappen

    Focado

    Enquanto isso, Max Verstappen (Red Bull) lidera em céu de brigadeiro. O holandês tem 13.4 de vantagem para Charles Leclerc (Ferrari), que vem em segundo.

  • 20 minutos
    Charles Leclerc

    Problemas?

    Charles Leclerc (Ferrari), segundo e com a volta mais rápida, conversa com a equipe no rádio sobre uma possível parada. Pergunta quantas posições perderia se entrasse nos boxes. A resposta: cinco.

  • 26 minutos
    Mick Schumacher

    Mick nos boxes

    Mick Schumacher, enfim, trocou pneus. E caiu para a 18ª posição.

  • 27 minutos

    Os dez primeiros

    A classificação de momento:



    1. Max Verstappen (HOL/Red Bull)


    2. Charles Leclerc (MON/Ferrari)


    3. Sergio Pérez (MEX/Red Bull)


    4. Esteban Ocon (FRA/Alpine)


    5. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)


    6. Sebastian Vettel (ALE/Haas)


    7. Fernando Alonso (ESP/Alpine)


    8. Nicholas Latifi (CAN/Williams)


    9. Lando Norris (GBR/McLaren)


    10. Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)


  • 30 minutos
    Mick Schumacher

    Tudo ou nada?

    Mick Schumacher (Haas) é o único a ainda apostar nos pneus azuis, mas não vai dando muito certo e o alemão já cai para a sexta posição.

  • 34 minutos
    Max Verstappen

    Verstappen lidera

    Fernando Alonso (Alpine) e Daniel Ricciardo (McLaren) vão para as trocas de pneus. Mick Schumacher (Haas) resiste por pouco tempo na liderança, até ser ultrapassado por Max Verstappen (Red Bull).

    Ocorreu um problema ao carregar o tweet

  • 35 minutos

    Nos boxes

    Os ponteiros vão para os boxes para colocar pneus. Os pilotos de Red Bull, Ferrari e Mercedes apostam nos pneus intermediários.

    Neste momento, os três primeiros estão com pneus de chuva: Fernando Alonso (Alpine), Daniel Ricciardo (McLaren) e Mick Schumacher (Haas).

  • 38 minutos

    Estratégia

    Sebastian Vettel (Aston Martin) e Nicholas Latifi (Williams) apostam nos pneus intermediários e saem praticamente juntos dos boxes. A dupla é a primeira a trocar os pneus azuis pelos verdes.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.