Fórmula 1

De estreia adiada a marca histórica: 5 curiosidades do GP da China de F1

China entrou no calendário da F1 em 2004, mas você sabia que a estreia poderia ter acontecido na década de 1990?

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Charles Leclerc (Ferrari) no GP da China 2019
Scuderia Ferrari

Foram quatro anos de fora, mas a temporada 2024 marca o retorno do Grande Prêmio da China ao calendário da Fórmula 1.

Quinta etapa do campeonato, sendo a quarta na Ásia, a prova acontece entre os dias 19 e 21 de abril. O palco é Xangai, mas poderia ter sido outra cidade caso os planos iniciais dos chineses tivessem se mantido.

Esta é uma das cinco curiosidades que a gente reuniu sobre o GP da China. Confira:

1. O GP da China estreou na Fórmula 1 em 2004, mas poderia ter pintado antes disso no calendário. Em 1998, a categoria chegou a incluir a prova no calendário do ano seguinte, mas cancelou a disputa antes mesmo do fim do ano. A etapa aconteceria em Zhuhai, na província do Cantão, em um circuito que nunca chegou a ser usado para a F1.

2. Quando a China finalmente estreou na F1, em 2004, teve vitória de brasileiro: Rubens Barrichello, com a Ferrari. Rubinho largou da pole e fez uma corrida bastante técnica para cruzar em primeiro lugar, à frente de Jenson Button (BAR) e Kimi Raikkonen (McLaren). Felipe Massa largou em quarto com a Sauber e chegou em oitavo.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

3. O GP da China havia sido disputado pela última vez em 2019. Fora do calendário em 2020 por causa da pandemia da Covid-19, o país foi o que mais ofereceu resistência sanitária para voltar à categoria. Apareceu no calendário nos últimos anos, mas sempre ficava de fora.

4. O GP da China de 2019, por sinal, viu uma importante marca: foi a milésima corrida da história da Fórmula 1 desde 1950. Quem fez a festa foi a Mercedes, com uma dobradinha: Lewis Hamilton em primeiro e Valtteri Bottas em segundo.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

5. Ninguém venceu mais em Xangai do que Lewis Hamilton, que subiu ao topo do pódio em seis ocasiões. Além dele, dois pilotos venceram duas vezes cada: Fernando Alonso e Nico Rosberg. Em compensação, Max Verstappen jamais venceu na China. No melhor momento, foi terceiro colocado em 2017.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.