Fórmula 1

'Empolgado', Guanyu Zhou será o primeiro chinês a disputar o GP da China de F1

Etapa volta ao calendário depois de quatro anos de ausência

Da redação

Pela primeira vez na história da Fórmula 1, o Grande Prêmio da China terá um piloto local no grid.

A honraria caberá a Guanyu Zhou. E o titular da Sauber não esconde o fato de estar animado com o protagonismo do fim de semana em Xangai.

“Eu não poderia estar mais empolgado por finalmente correr em casa em Xangai. Ser o primeiro chinês da história a competir com a Fórmula 1 na China significa muito para mim. Isso me enche com imensa alegria, orgulho e responsabilidade”, afirmou.

O encontro entre piloto e corrida já era aguardado na F1 há alguns anos. O GP da China entrou no calendário da categoria em 2004, mas não era disputado desde 2020 em decorrência da pandemia de covid-19.

Neste período, Zhou chegou à F1, estreando em 2022. Desde então, porém, aguardava pela oportunidade de finalmente correr em casa.

“Não é apenas uma corrida para mim: depois de quatro anos fora do calendário, o campeonato finalmente retorna. E com um piloto chinês no grid, vamos escrever a história. É uma oportunidade para inspirar e pavimentar o caminho para que as próximas gerações se interessem pelo esporte”, disse o piloto da Sauber.

“Vimos a paixão que espera por nós quando os ingressos foram colocados à venda e foram totalmente vendidos em questão de horas. Meu país ama corridas e tem esperado por este momento durante anos”, completou.

A corrida na China ainda é uma oportunidade para Guanyu Zhou encerrar uma estatística negativa: em 2024, o piloto chinês ainda não pontuou após quatro corridas. Nas duas temporadas anteriores, conseguiu terminar entre os dez primeiros antes disso – foi décimo na primeira prova de 2022 e nono na terceira corrida de 2023.

“O foco permanece no desempenho. Assim que eu for para a pista, vou tratar este como qualquer outro final de semana e trabalhar duro para tirar o máximo do carro. Mal posso esperar para dar meu máximo, compartilhar a paixão com nossa equipe e em casa e começar um novo capítulo para o automobilismo com o público. E, mais importante, mal posso esperar para ter uma boa corrida e voltar a marcar pontos”, concluiu.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais