Fórmula 1

Fim de acordo entre Alfa Romeo e patrocinadora pode tirar Kubica da F1

Petrolífera Orlen pode deixar equipe antes do início da temporada, e polonês já admite ficar sem emprego na categoria

Da redação

Orlen pode deixar equipe antes da temporada, e polonês já admite ficar sem vaga
Orlen pode deixar equipe antes da temporada, e polonês já admite ficar sem vaga
Alfa Romeo Orlen

Aos 38 anos, Robert Kubica pode deixar a Fórmula 1 antes mesmo do início da temporada 2023. A informação foi publicada neste final de semana pelo jornal suíço Blick.

De acordo com a publicação, a petrolífera polonesa Orlen pode encerrar o acordo de patrocínio que tem com a Alfa Romeo na F1 desde 2020. A empresa é patrocinadora de Kubica e responsável, entre outras coisas, pelas presenças do experiente piloto em treinos livres.

No entanto, como a parceria entre Alfa Romeo e Sauber se encerra no fim de 2023, a Orlen teria decidido abreviar o compromisso com a equipe. Assim, encerraria também a passagem de Kubica pelo time e pela própria categoria.

O próprio piloto já reconhece que a passagem pela Fórmula 1 estaria perto do fim. “Depende da Orlen e do que eles vão querer fazer depois”, disse, em declarações publicadas pelo site GrandPrix.com. “Mas não seria surpresa se eu não conseguir mais uma vaga como piloto oficial de Fórmula 1.”

A Sauber anunciou em 2022 um acordo com a Audi, que passa a vigorar a partir de 2026. A Alfa Romeo, que vinha emprestando a marca à equipe suíça, optou então pode deixar o grid da F1 no fim de 2023. A partir de 2024, a Sauber deverá voltar a correr com o próprio nome.

Robert Kubica estreou na Fórmula 1 em 2006 pela BMW-Sauber e chegou a conquistar uma vitória, no GP do Canadá de 2008. No entanto, deixou a categoria no começo de 2011, após sofrer um grave acidente em uma prova de rali.

Em 2017, voltou a testar com carros da Renault e da Williams. Conquistou uma vaga de reserva na equipe britânica em 2018, sendo promovido a titular em 2019. Desde 2020, está na Alfa Romeo, tendo disputado duas provas em 2021 como substituto de Kimi Raikkonen.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais