Fórmula 1

Ocon é 10º em Miami com a Alpine e encerra pior início de temporada da Renault

Operação da Renault jamais havia ficado fora das 10 primeiras posições nas cinco primeiras corrida do ano

Da redação

O décimo lugar de Esteban Ocon no Grande Prêmio de Miami rendeu à Alpine o primeiro ponto na temporada 2024 da Fórmula 1. E encerrou um incômodo jejum na equipe francesa: foi a primeira vez na história que a Renault terminou as cinco primeiras etapas da temporada fora das dez primeiras posições.

A marca estrou na F1 no decorrer da temporada de 1977, disputando quatro corridas com Jean-Pierre Jabouille, sem completar nenhuma. Nos anos seguintes, sofreu para pontuar, mas com alguma evolução: Jabouille foi décimo no GP de Mônaco de 1978 (quinta prova do ano, terceira do time no campeonato) e no GP do Brasil de 1979 (segunda prova do campeonato e da escuderia). A posição não valia pontos na época.

Desde então, a Renault jamais havia passado as cinco primeiras corridas de um campeonato sem terminar entre os dez primeiros. Pelo contrário: a partir de 1980, sempre conseguiu pontuar no período em questão de cada ano, mesmo quando os pontos eram distribuídos apenas para os seis primeiros colocados. A marca vale inclusive para equipes que fazem parte da cronologia da Renault na F1, como Benetton (1986 a 2001) e Lotus Renault (2012 a 2015).

Os piores momentos vieram nos últimos dez anos, mas sempre com pontos. Em 2014, a Renault pontuou em apenas uma das cinco primeiras corridas, graças ao oitavo lugar de Romain Grosejan no GP da Espanha. Dois anos depois, Kevin Magnussen foi sétimo no GP da Rússia e evitou que a operação francesa zerasse nas cinco primeiras corridas.

Desta vez, Esteban Ocon foi o décimo na Flórida, conquistando o primeiro ponto da Alpine na temporada. Após seis etapas, o time ocupa apenas a oitava colocação do Mundial de construtores, à frente de Williams e Sauber.

Apesar da má fase, o fim do jejum foi motivo de comemoração na escuderia. “Foi bom marcar um ponto hoje”, celebrou Ocon neste domingo (5). “Nas últimas corridas, estávamos chegando perto, e finalmente neste fim de semana fomos recompensados, que é o que o time merece dados os esforços nas últimas semanas.”

“Foi uma corrida perfeita de todos na equipe – estratégia, gerenciamento, pit stops – e fizemos o suficiente para nos colocarmos em uma posição que beneficiasse o time. É um fim de semana muito mais positivo aqui em Miami”, concordou o chefe de equipe da Alpine, Bruno Famin.

Agora, o time quer continuar evoluindo para pontuar com mais regularidade.

“Não podemos estar satisfeitos porque é apenas um ponto, mas é um ponto importante para nossa temporada. De onde estávamos no Bahrein, na última fila, para onde estamos agora, é mérito das equipes em Enstone (Inglaterra) e Viry (França) por continuarem acreditando e motivando, e continuarem melhorando o carro”, acrescentou Ocon. “Devemos continuar lutando por mais se quisermos buscar posições mais altas. O trabalho duro vai continuar”, reforçou Famin.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais