A primeira edição do Campeonato Sul-Americano de eSports terminou com a vitória de um brasileiro: Luiz Felipe Tavares, que superou dez rivais de seis países para ficar com o título.
A disputa foi realizada na última quinta-feira (2), em São Paulo, com o apoio da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Entre outras coisas, a conquista valeu a Tavares a presença no Autódromo de Interlagos para acompanhar os três dias de programação do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.
O torneio colocou os participantes para disputar três corridas na plataforma iRacing, todas em carros de Fórmula 4 na pista de Interlagos. As disputas foram transmitidas ao vivo em três idiomas (português, espanhol e inglês) pelo YouTube e pela Twitch.
Luiz Felipe Tavares foi pole position e venceu as duas primeiras corridas, garantido boa vantagem na disputa pelo título – em ambas, o colombiano Joseph Figueroa foi o segundo colocado. Na terceira corrida, com o grid invertido, Tavares largou atrás de Figueroa, mas o colombiano se envolveu em um acidente com o também brasileiro Felipe Dantas, caindo para a sexta posição. Tavares chegou em oitavo, resultado suficiente para definir o título.
“A corrida final foi puro nervosismo, porque quem tinha algo a perder era eu. Eu sabia que poderia haver algum jogo entre compatriotas. Eu tive de tentar para não ficar preso, e as coisas deram certo, viraram ao meu favor. Estou feliz demais pelo resultado e pelo título”, comemorou o campeão.
“É uma felicidade imensa. Nunca imaginei que chegaria aqui. Sou muito grato pela oportunidade. Não poderia ter sido uma noite melhor”, completou.
O evento foi acompanhado por vários pilotos de diversas categorias, como Felipe Giaffone, Nelsinho Piquet, Bia Figueiredo, Tatiana Calderón e Enzo Elias. Competidores da Fórmula 4 Brasil também prestigiaram a disputa no bairro da Mooca. Ao fim, a organização se mostrou satisfeita com o campeonato.
“O evento foi incrível e mostrou o tamanho dos eSports não só no Brasil, mas no continente todo. A competitividade foi muito grande, as disputas foram lindas de se ver. Um momento muito especial para todos nós”, comemorou Fabiana Ecclestone, vice-presidente da FIA para esportes na América do Sul.
“Esse sucesso vem coroar essa união, este trabalho, essa vontade de fazer. Sem isso, não teríamos realizado um evento deste porte. É uma vitória significativa para FIA, para a América do Sul, para a Fabiana, para a CBA e para os pilotos que participaram. Estamos abrindo um novo caminho, mostrando que estamos largando na frente, com trabalho pujante e próspero, com muitos frutos ainda por vir. Foi fantástico ter visto isso. O futuro aconteceu diante dos nossos olhos”, celebrou Giovanni Guerra, presidente da CBA.
Classificação do campeonato
Com as três corridas realizadas, a pontuação final do Campeonato Brasileiro de Esports ficou:
- Luiz Felipe Tavares (Brasil): 33 pontos
- Joseph Figeroa (Colômbia): 28 pontos
- Alex Popow Jr (Venezuela): 27 pontos
- Felipe Loyola (Chile): 26 pontos
- Felipe Dantas (Brasil): 25 pontos
- Rafael Blanco (Uruguai): 22 pontos
- Kahlil Rickford (Guiana): 10 pontos
- Victor Gonzalez (Colômbia): 4 pontos
- Esteban Tellez (Colômbia): 2 pontos
- Stefan Jeffrey (Guiana): 2 pontos
- Jackson Rezende (Brasil): 1 pontos