Fórmula 1

Buscas por Senna aumentam em data do acidente, e houve pico na pandemia; entenda

Morte de Senna completa 30 anos em 2024; veja comportamento dos fãs brasileiros, segundo o Google Trends

Da redação

Buscas por Ayrton Senna aumentam no Brasil no dia 1º de maio de cada ano
Buscas por Ayrton Senna aumentam no Brasil no dia 1º de maio de cada ano
@f1/Twitter

Desde 1994, o dia 1º de maio é especial para os brasileiros, que revivem a morte de Ayrton Senna e lamentam a perda precoce de um dos maiores talentos da história da Fórmula 1.

Dados do Google Trends comprovam a tese: em 1º de maio, as buscas por Senna crescem no país. Elas são ainda maiores em datas exatas do acidente fatal no GP de San Marino, em 1994, a exemplo do que aconteceu em 2004 (10 anos do caso), 2014 (20 anos), ou até mesmo 2019 (25 anos) – confira o gráfico do Trends a seguir.

Esses registros mostram a força de Senna, mesmo há cerca de 30 anos do acidente, mas é possível notar também, nos dados, que o interesse pelo tricampeão da F1 está diminuindo ao longo do tempo. Isso pode ser pelo fato de gerações mais jovens não terem conhecido Senna.

Na Fórmula 1 atual, Senna é citado por alguns pilotos com certa frequência, o que também o mantém relevante e com volume de buscas.

O principal admirador do astro brasileiro no grid é Lewis Hamilton. O britânico tem uma relação estreia com o Brasil, coloca Senna como seu maior ídolo e até já se tornou cidadão honorário no país.

Pandemia teve pico de buscas por Senna

Outro ponto interessante de analisar no gráfico do Google Trends é o aumento de buscas por Senna em maio de 2020. O mês fica abaixo das datas exatas, como 10, 20 e 25 anos da morte, mas tem um volume considerável.

Esse dado pode ser explicado pelas campanhas em homenagem ao ex-piloto que aconteceram no período da pandemia, quando o mundo parou e as competições esportivas foram suspensas.

Sem um calendário ativo de futebol, Fórmula 1 e outras modalidades, alguns veículos de imprensa optaram por exibir momentos históricos do esporte nacional, e Senna, obviamente, esteve em destaque.

Com isso, ele foi bastante buscado no ano de 2020, em um movimento que pode ter atingido fãs saudosos e brasileiros mais novos, que não tinham dimensão do tamanho e do talento do ex-piloto.

Em homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna, o Cola no Grid terá uma edição especial no dia 1º de maio. Reginaldo Leme traz histórias especiais dos quase 15 anos de amizade com o tricampeão de Fórmula 1 – inclusive com bastidores que você talvez não conheça.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais