Cola no Grid: Verstappen e Norris protagonizam lances polêmicos no GP dos Estados Unidos

Durante o Cola no Grid, Fred Sabino, Felipe Giaffone e Carol Politta (@polittac) analisam disputas e penalidades de Max Verstappen e Lando Norris

Dois lances polêmicos entre Max Verstappen e Lando Norris marcaram o Grande Prêmio dos Estados Unidos deste domingo (20). Durante o programa Cola no Grid, Fred Sabino, Felipe Giaffone e Carol Politta analisaram os duelos entre os pilotos que valeu o terceiro lugar. 

A disputa entre Norris e Verstappen começou logo na largada, quando ambos os pilotos foram para fora da pista, permitindo que Charles Leclerc assumisse a liderança. Muito questionado sobre a falta de penalidade ao piloto da Red Bull, Felipe Giaffone comentou:

“Se você ver a imagem, é de punição sim ou 5 segundos, mas o que acontece: na primeira curva, os comissários deixam um pouco solto. No meu entendimento, às vezes acontecem situações, principalmente quando você tem três pilotos, em que é difícil colocar a culpa em alguém. Nesse caso, não. Foi meio isolado; eles não aplicaram a punição porque está escrito no manual dos comissários que, na primeira curva, deixa o bicho pegar um pouco. Eu acho que foi isolado entre dois pilotos, então, pra mim, caberia sim [a punição]”, opina Felipe.

Com o consenso do Cola no Grid, Fred Sabino também acredita que faltou penalidade e que a manobra de Max foi estratégica. Para Carol, Max foi para o “tudo ou nada”.

“Max sabia o que estava fazendo ao se jogar na freada, ele sabia que ia espalhar e que Norris ia para fora. Tanto que ele nem se importou, ele perdeu a liderança. Ele não foi para tomar a liderança, ele foi para ultrapassar o Norris”, diz Fred Sabino.

Embora acredite que Verstappen deveria ter sido punido, Felipe não vê um grande erro por parte dos comissários.

“Como talvez não tenha sido um erro grotesco dos comissários, está no manual deles que se pune de forma menos severa. Eles olham para a primeira curva de forma diferente. Portanto, analisando isso, tudo certo, seguindo uma linha normal de pensamento. Mas esse incidente específico poderia ter sido tratado de forma diferente; visto o que está escrito no manual, eles não erraram muito, não.”

Disputa do terceiro lugar

Nas últimas voltas, outra polêmica surgiu entre os pilotos, desta vez pela disputa do terceiro lugar. A quatro voltas do fim, Lando Norris ultrapassou Max Verstappen. No entanto, os comissários consideraram que o britânico da McLaren ganhou vantagem ao ultrapassar os limites da pista e o penalizaram com 5 segundos – o holandês da Red Bull herdou a posição e garantiu um lugar no pódio.

Giaffone explicou a punição de Lando Norris: “Lembrando que ele não foi punido pela ultrapassagem; o problema é que ele já tinha duas saídas dos limites da pista. Quando você dá a terceira, leva 5 segundos, e essa foi a terceira. Não foi porque ele ultrapassou fora da pista, porque o Verstappen também saiu; então os dois erraram. Mas acabou sendo punido pela terceira passagem na linha branca”.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais