Fórmula 1

Como os pilotos fazem xixi durante a corrida? As curiosidades sobre a Fórmula 1

Perguntas e respostas que todo fã quer saber e o Band.com.br foi atrás das respostas

Da Redação

Um piloto de F1 pode ganhar até 30 milhões de dólares por ano
Um piloto de F1 pode ganhar até 30 milhões de dólares por ano
Reprodução/F1

Qual é a velocidade máxima de um carro da Fórmula 1? Por que a categoria tem esse nome? Como os pilotos urinam durante a corrida? Listamos as perguntas mais feitas sobre a F1 e respondemos para os mais curiosos, fãs ou não das corridas. Afinal, a curiosidade do torcedor também é a nossa.

Por que a Fórmula 1 tem esse nome?

Foi a partir de 1950, quando a Federação Internacional do Automóvel (FIA) criou o Campeonato Mundial de Pilotos, que o nome Fórmula 1 passou a ser denominação oficial. Antes disso, disputavam-se centenas de Grandes Prêmios, mas não havia um torneio e um campeão formais. A definição de carro de “fórmula”, porém, nasceu junto com as competições de automóveis.

Como era o primeiro carro de Fórmula 1?

O carro era em forma de tubo e com as rodas expostas, batizados carinhosamente de “charutinhos” no Brasil.

Por que os pilotos de Fórmula 1 se pesam depois da corrida?

A pesagem serve para que os pilotos não tentem obter uma vantagem aumentando ou diminuindo artificialmente sua massa corporal.  

Qual a velocidade máxima de um carro de Fórmula 1?

O recorde em vigor de velocidade máxima atingida por um carro da Fórmula 1, pertence a Valteri Bottas, que atingiu a marca de 378 km/h, num treino de qualificação para o Grande Prêmio do Azerbaijão, em Baku, em 2016.  

Como funciona a pontuação na Fórmula 1?

  • Primeiro colocado: 25 pontos
  • Segundo colocado: 18 pontos
  • Terceiro colocado: 15 pontos
  • Quarto colocado: 12 pontos
  • Quinto colocado: 10 pontos
  • Sexto colocado: 8 pontos
  • Sétimo colocado: 6 pontos
  • Oitavo colocado: 4 pontos
  • Nono colocado: 2 pontos
  • Décimo colocado: 1 ponto

Quem é o piloto mais velho da F1? E o mais novo?

O piloto mais velho a competir na F1 foi Louis Chiron, quando largou no GP do Mónaco de 1955, aos 55 anos, 9 meses e 19 dias de idade.

Quem é o piloto mais velho a conquistar um título da F1? E o mais novo?

Juan Manuel Fangio conquistou seu último título na F1 em 1957, com 46 anos, 1 mês e 11 dias. Sebastian Vettel foi o campeão mais novo da história, com 23 anos, 4 meses e 11 dias.

Quanto ganha um piloto de Fórmula 1?

O salário de um piloto da Fórmula 1 pode chegar a até 30 milhões de dólares por ano, ou seja, mais de R$ 160 milhões, podendo incluir também bônus. Porém, o valor se aplica apenas se o piloto em questão for Lewis Hamilton, da Mercedes, o mais bem pago do grid.

De que forma os pilotos urinam durante a prova?

Alguns pilotos seguram a vontade, mas outros aproveitam as camadas de roupa e as manchas de suor para aliviar ali mesmo no cockpit. É meio nojento? É, mas certa feita, quando perguntado sobre o assunto, o piloto alemão Nick Heidfeld respondeu: “O que eu devo fazer? Parar nos boxes e ir ao banheiro?”, disse.

Tópicos relacionados