Fórmula 1

Não é só em Ímola: confira histórico de corridas canceladas na F1

História da F1 registra provas canceladas por política, obras e desastres naturais; relembre

Da redação

Não é a primeira vez que um GP de Fórmula 1 é anulado. O cancelamento da etapa de Ímola, na Itália, foi o assunto desta quarta-feira (17), e agora entra para a galeria de corridas da categoria que não aconteceram por forças maiores.

No caso do GP de Ímola, a decisão foi tomada em decorrência das fortes chuvas que atingem o norte da Itália nos últimos dias. Pelo menos cinco pessoas morreram nas últimas 24 horas, e a região estava em elevado grau de alerta nesta quarta.

Após discussões entre a Fórmula 1, o presidente da FIA, as autoridades competentes, incluindo relevantes ministros, o presidente do Automóvel Clube da Itália, o presidente da região da Emilia-Romagna, o prefeito da cidade (de Ímola) e os promotores (da prova), tomamos a decisão de não procedermos com o fim de semana do Grande Prêmio em Ímola - F1.

A seguir, relembre corridas que já foram canceladas na Fórmula 1.

Pandemia cancelou 4 corridas (2020)

Os GPs da Austrália, Bahrein, China e Vietnã foram cancelados em 2020 por causa da pandemia de covid. O Bahrein voltou ao calendário da F1 no ano seguinte, enquanto a Austrália somente em 2022. O circuito da China não entrou no cronograma de 2023. O Vietnã, por sua vez, nunca chegou a estrear na categoria, ficando apenas no videogame.

GP do Bahrein (2011)

A pandemia de 2020 marcou o primeiro cancelamento na F1 depois de bom período. Além da doença que se espalhou pelo mundo, o GP do Bahrein de 2011 era o último anulado. A corrida não ocorreu naquele ano em função dos protestos políticos no país. Mais de 40 pessoas morreram em confrontos nas ruas da capital Manama.

GP do Pacífico (1995)

O GP do Pacífico de 1995, realizado no Japão, não aconteceu na data original, no começo do ano, devido à passagem de um terremoto na cidade de Kobe. A corrida foi remarcada para outubro, quando Michael Schumacher confirmou o bicampeão mundial.

GP da Argentina (1994)

A Argentina seria sede de uma corrida da F1 em 1994, mas não conseguiu receber o evento porque obras no Autódromo Oscar Galvez não terminaram a tempo. A etapa foi repassada para Jerez de la Frontera, na Espanha, e Buenos Aires foi receber a categoria só no ano seguinte.

GP do Canadá (1987)

O cancelamento do GP do Canadá, em 1987, é considerado um dos mais bizarros da F1. A corrida não aconteceu naquele ano devido a uma guerra de patrocinadores interessados em bancar o evento. Curiosamente, a briga para custear o evento era entre duas cervejarias.

GP da Bélgica (1985)

O GP de Bélgica de 1985 também está na galeria dos cancelados da F1. O evento não aconteceu porque o asfalto, recapeado, simplesmente se desintegrou quando os carros entraram na pista. A prova foi remarcada para o mês de setembro e terminou com vitória de Ayrton Senna.

GP de Nova York (1983 a 1985)

Por três temporadas, a Fórmula 1 anunciou o calendário anual com uma passagem pelas ruas de Nova York. Nas três oportunidades, no entanto, questões contratuais entre a F1 e a cidade impediram a realização do GP nos EUA.

Notícias

Carregar mais