Fórmula 1

Dos títulos à última posição: o que ainda está em jogo no GP de Abu Dhabi de F1?

Verstappen e Hamilton serão protagonistas da prova, mas disputas estão abertas no grid

Por Da redação

Verstappen e Hamilton serão protagonistas da prova, mas disputas estão abertas no grid
Verstappen e Hamilton serão protagonistas da prova, mas disputas estão abertas no grid
Yas Marina Circuit/Divulgação

O Grande Prêmio de Abu Dhabi deste domingo (12) decidirá quem ficará com o título da temporada 2021 da Fórmula 1: Max Verstappen ou Lewis Hamilton. Os dois chegam à última etapa do ano empatados em pontos (369,5 cada), com vantagem para o holandês no número de vitórias (nove, contra oito).

A disputa também está aberta no Mundial de Construtores. Neste caso, a Mercedes lidera, com 587,5 pontos. Mas a Red Bull tem 559,5, e a diferença de apenas 28 pontos é facilmente superável por equipes de ponta em apenas uma corrida.

Mas o torcedor que ficar de olho apenas na briga entre Mercedes e Red Bull pode perder outras disputas relevantes que acontecem mais para trás. Por isso, vale acompanhar o que ainda está em jogo no GP de Abu Dhabi deste final de semana.

Ferrari x McLaren

A Ferrari somou 307,5 pontos até aqui, e praticamente assegurou o terceiro lugar no Mundial de construtores. Mas a McLaren, com 269 pontos, ainda pode conquistar a posição – e, consequentemente, o bônus referente à colocação.

A diferença é considerável a essa altura: 38,5 pontos. Mas para uma equipe que já conquistou até dobradinha em 2021, não é impossível.

Alpine x AlphaTauri

A situação é semelhante atrás das duas gigantes. Na briga pelo quinto lugar, a Alpine tem 29 pontos de vantagem para a Alpha Tauri: 149 a 120.

Parece muito? Basta lembrar que a equipe francesa conquistou 25 pontos no GP do Qatar, graças ao terceiro lugar de Fernando Alonso e ao quinto lugar de Esteban Ocon.

O oitavo lugar da Williams

Com a Aston Martin tranquila na sétima posição entre as equipes e a Haas ainda zerada, a briga entre as últimas colocações deve ficar entre Williams (oitava, com 23 pontos) e Alfa Romeo (nona, com 13 pontos).

George Russell já avisou que a meta para Abu Dhabi é garantir o oitavo lugar da equipe inglesa antes de ir embora para a Mercedes. Para a Alfa Romeo, 11 pontos já garantiria a virada – digamos que um sexto (oito pontos) e um oitavo lugares (quatro). Com a experiência de Kimi Raikkonen e as apresentações bastante razoáveis de Antonio Giovinazzi, não dá para descartar.

Norris x Leclerc x Sainz

E se temos Ferrari x McLaren, temos também rivalidade entre os pilotos das duas equipes.

Charles Leclerc chega a Yas Marina como o melhor piloto fora de Mercedes e Red Bull no campeonato: é o quinto colocado, com 158 pontos.

Mas logo atrás dele, vêm Lando Norris (McLaren), com 154, e Carlos Sainz (Ferrari), com 149,5. A briga promete.

O 20º lugar de Nikita Mazepin

Pode parecer inimaginável, mas Nikita Mazepin ainda precisa assegurar o 20º lugar em uma temporada com 10 equipes – logo, 20 pilotos titulares.

Em duas provas como substituto de Kimi Raikkonen na Alfa Romeo, Robert Kubica conquistou resultados melhores que os do russo da Haas ao longo de todo o ano, mesmo que ambos não tenham pontuado.

Assim, Mazepin precisa pelo menos de um 14º lugar em Abu Dhabi para não terminar 2021 como o 21º colocado.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais