Fórmula 1

Emerson Fittipaldi vai disputar eleição para o Senado da Itália

Ex-piloto de F1 disputa vaga por partido de direita; América do Sul tem direito a eleger um senador no país europeu

Da redação

Ex-piloto de F1 disputa vaga por partido de direita
Ex-piloto de F1 disputa vaga por partido de direita
Divulgação

Emerson Fittipaldi vai concorrer a uma vaga no Senado da Itália, nas eleições parlamentares de setembro no país europeu. A candidatura do bicampeão de Fórmula 1 foi anunciada nesta segunda-feira (15), em comunicado distribuído à imprensa.

Emerson vai concorrer sob a bandeira do Fratelli d’Italia, partido de extrema-direita fundado em 2012. A legenda é presidida desde 2014 por Giorgia Meloni, ex-ministra da Juventude entre 2008 e 2011 durante governo do primeiro ministro Silvio Berlusconi. Integrante da Câmara dos Deputados da Itália desde 2006, liderou movimentos jovens de outros partidos de direita, como Alleanza Nazionale e Il Popolo della Libertà.

Nascido em São Paulo, Emerson é neto de imigrantes oriundos de Trecchina, cidade com cerca de 2,5 mil habitantes na província de Potenza, na região da Basilicata. Desta forma, tem direito à cidadania italiana.

Em 2006, a Itália passou a eleger representantes no exterior. Até 2018, a América do Sul tinha direito a quatro vagas na Câmara dos Deputados e duas no Senado, mas uma reforma política aprovada em 2020 reduziu este número pela metade - duas na Câmara, uma no Senado. Ao longo de todo este período, o senador sul-americano na Itália sempre foi eleito pelo colégio eleitoral da Argentina, mais numeroso que o brasileiro.

A eleição de 2022 contará ainda com outro candidato brasileiro ao Senado italiano: Andrea Matarazzo, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social (1999 a 2001) e ex-embaixador do Brasil em Roma (2001 a 2002), ambos durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso. Matarazzo concorre pelo PSI (Partido Socialista Italiano), sigla de centro-esquerda em coligação do com PD (Partido Democrático).

“Estou muito feliz em concorrer ao Senado Italiano por meio das eleições parlamentares de setembro. Já tenho várias propostas desenhadas e todas elas têm como objetivo promover ações ligadas aos brasileiros em terras italianas, tanto ligadas à cultura quanto ao esporte. Espero ter o apoio dos cidadãos ítalo-brasileiros e dos meus queridos amigos da América do Sul”, destacou Emerson Fittipaldi no comunicado.

Entre as principais propostas do ex-piloto, estão a defesa ao Direito de Sangue da Cidadania Italiana jus sanguinis (ou seja, para descendentes), a promoção do esporte como ferramenta de integração a ítalo-descendentes e a admissibilidade imediata de atletas descendentes de italianos em ligas esportivas, reconhecendo-os como cidadãos italianos.

Emerson ainda quer defender o reconhecimento automático na Itália de diplomas de descendentes na América do Sul, além de propor um acordo de reciprocidade de ordens de categorias profissionais, como CRM (médicos), OAB (advogados) e CREA (engenheiros e arquitetos), entre outros.

A eleição parlamentar na Itália acontece em 25 de setembro e é reflexo da crise política no país. O pleito, inicialmente previsto para o primeiro semestre de 2023, foi antecipado a pedido do presidente Sergio Matarella após o pedido de renúncia do primeiro-ministro Mario Draghi, que entregou o cargo após a perda do apoio da base governista.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais