Fórmula 1

F1: Entenda por que o GP do Brasil passou a ser chamado de GP de São Paulo

Assinatura de novo contrato trouxe novo nome para a prova em Interlagos

Caio Cappato, do Jogo Aberto

Você que se acostumou com o Grande Prêmio do Brasil pode até estranhar, mas o novo nome da etapa de Interlagos da Fórmula 1 passou em 2021 a ser chamado Grande Prêmio de São Paulo. E se você não entendeu o porquê, a gente explica.

O último contrato da organização da prova com a Fórmula 1 terminava com a edição de 2020, que acabou cancelado em decorrência da pandemia da Covid-19. A partir daí, a realização de um Grande Prêmio do Brasil passou a ser disputada entre Interlagos e um novo autódromo no Rio de Janeiro.

O Rio acabou não conseguindo construir um novo autódromo por falta de licenças ambientais – o que permitiu que Interlagos assinasse um novo contrato com a categoria válido até o final da temporada 2025.

Para valorizar a marca da cidade, a Prefeitura de São Paulo negociou com a F1 para mudar o nome da prova. O objetivo era dar destaque ao investimento feito em todas as competições que ocorreram em Interlagos, não apenas a Fórmula 1.

Assim, em 16 de dezembro de 2020, o site oficial da categoria anunciou que “o Grande Prêmio do Brasil passará oficialmente a ser chamado Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, e continuará a ser realizado no famoso Autódromo de Interlagos”.

Além disso, informou que a prova teria uma nova empresa de promoção, da Brasil Motorsport, “uma companhia pertencente a entidades investidoras controladas pela Mubadala, uma companhia global de investimentos com sede em Abu Dhabi”.

Para a edição 2021 do Grande Prêmio de São Paulo, o autódromo passou por melhorias – não apenas na pista, mas também em importantes áreas externas. O orçamento das reformas é de cerca de R$ 10 milhões.

A bandeirada final será dada pela campeã olímpica Rebeca Andrade.

Vale lembrar que o Grande Prêmio de São Paulo terá presença de público. O grid da corrida do domingo (14) será definido no sábado (13) com a realização da corrida Sprint. Tudo com cobertura completa do Grupo Bandeirantes.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais