Estratégia da Red Bull para pole de Verstappen surpreende; veja análise

Reginaldo Leme e Felipe Giaffone destacaram decisão da equipe em usar pneus macios no treino classificatório em Abu Dhabi

Da redação, com Band Esporte Clube

Max Verstappen voou na classificação para o grid do Grande Prêmio de Abu Dhabi, neste sábado (11). O holandês vai largar na pole após colocar 0s371 de vantagem sobre Lewis Hamilton, que vem logo atrás na primeira fila. Comentaristas da Fórmula 1 na Band, Felipe Giaffone e Reginaldo Leme pontuaram a tática diferente da Red Bull, que fez o líder do campeonato ter vantagem na disputa inicial usando pneus macios.

“A Red Bull resolveu, de última hora, fazer uma tática completamente diferente do que as grandes equipes fazem, que é de largar de [pneus] médios. O normal seria de médio. Ela mudou tudo, botou o Verstappen na pole, mas largando de macio. O que vai dar essa largada?”, questionou Reginaldo no Band Esporte Clube.

Assim como o companheiro de transmissão, Giaffone se surpreendeu com o desempenho de Max na pista de Yas Marina, já que o heptacampeão da Mercedes tinha ficado na frente nos dois treinos anteriores. O holandês quebrou o recorde da pista, que foi remodelada.

“Eu realmente acreditava que, se fosse numa pole para o Max, ia ser aquele pelo ‘pelinho’, né, que a gente fala. Mas, que provavelmente, eu apostava em uma pole de três décimos [de vantagem] na frente do Hamilton, não como aconteceu. Então, de onde o Max tirou isso?”, disse.

O comentarista ainda projeta outras possibilidades técnicas da Red Bull para se manter à frente da Mercedes, com uma eventual boa largada e na administração do estado de pneus, para não fazer uma parada a mais em relações aos rivais, que largarão com pneus médios, mais resistentes, na decisiva corrida deste domingo (12).

“Se a gente prestar atenção em uma falinha do Verstappen ali na entrevista, ele falou o seguinte: 'Eu me senti bem com os dois pneus' A temperatura caindo, a prova vai ser à noite, talvez ele dê conta de sair, dar uma economizada nesse pneu e conseguir levar ele para fazer o mesmo número de paradas do Hamilton", analisou Giaffone. 

Outro destaque lembrado após a transmissão da classificação foi o terceiro lugar de Lando Norris, da McLaren, que usou estratégia semelhante à Red Bull, com o uso dos pneus mais macios, dizendo que ele “pode dar trabalho” aos líderes na largada.

O mundial de pilotos da Fórmula 1 em 2021 terá a decisão esperada pelos fãs: Lewis Hamilton, da Mercedes, e Max Verstappen, da Red Bull, vão decidir o título da temporada na última corrida, no GP de Abu Dhabi, neste domingo (12), com cobertura completa do Grupo Bandeirantes. A transmissão na Band começa a partir das 9h30. As disputas também podem ser acompanhadas pelo aplicativo Bandplay, no site band.com.br e na rádio BandNews FM.

Para apimentar ainda mais o duelo, os rivais chegam para a grande final empatados na classificação, com 369,5 pontos. Quem ficar à frente na pista, leva a taça.

Notícias

Carregar mais