Estrategista da RBR é eleita Engenheira do Ano em prêmio promovido pela McLaren

Hanna Schmitz é a principal responsável pelas estratégias da equipe austríaca nas corridas da Fórmula 1

Da redação

Hanna  McLaren Applied
Hanna
McLaren Applied

A estrategista chefe da Red Bull na Fórmula 1, Hanna Schmitz, foi eleita a Engenheira do Ano no primeiro prêmio promovido pela McLaren Applied (o braço tecnológico da McLaren) para mulheres do automobilismo. 

“A vencedora do primeiro Prêmio de Engenheira do Ano da McLaren é... Hannah Schmitz Engenheira de Estratégia Principal da Red Bull Racing. Os juízes ficaram impressionados com sua habilidade estratégica e sucesso em tomar decisões secundárias sob pressão”

Hanna é chefe de estratégias da Red Bull e a mente por trás de vitórias importantes da equipe em 2022, como o GP da Hungria, que praticamente selou o título de Verstappen, e no GP de Mônaco, que deu um nó tático na Ferrari e permitiu a primeira das duas vitórias de Pérez na temporada. 

Concorreram também ao prêmio a australiana Christina Emmanuilides, engenheira da Alfa Romeo e a britânica Charlotte Phelps, que trabalhava no departamento de estratégias da Mercedes antes de sair da F1 e ir se aventurar em outras categorias, inclundo a W Series.  

Mais de 10 anos na Red Bull

Apesar de Hanna ter ficado famosa pelas estratégias em 2022, quase todas montadas em um cenário de extrema pressão, a engenheira britânica entrou na Red Bull ainda em 2009 como estagiária. 

Após dois anos trabalhando na equipe austríaca, em 2011 ela se tornou engenheira de estratégias, departamento no qual é chefe hoje em dia. 

Hanna ficou famosa pela primeira vez quando usou suas habilidades para chamar Verstappen para os boxes durante o período de safety car enquanto o holandês liderava o GP do Brasil de 2019. Max perdeu a liderança para Hamilton, mas conseguiu ultrapassar o rival sem dificuldades para vencer a corrida. 

“Foi um momento incrivelmente especial da minha carreira. Eu tinha acabado de voltar ao trabalho após ter meu primeiro filho, então foi algo muito importante para mim poder provar que eu ainda estava aqui e que podia fazer meu trabalho com excelência. Foi uma experiência incrível”, afirnou Hanna na época. 

Notícias

Carregar mais