Fórmula 1

Preocupado com o planeta, Vettel diz que se questiona sobre correr na F1

Engajado em causas de preservação do planeta, alemão falou sobre tema em programa da BBC

Da redação 13/05/2022 • 11:05
Sebastian Vettel
Sebastian Vettel
BBC

Convidado de um programa da rede "BBC" que discute política e assuntos globais, Sebastian Vettel afirmou que se questiona sobre correr na F1 quando leva em conta a crise climática do planeta e escassez de energia. 

O piloto foi questionado pelos apresentadores se não seria hipócrita lutar pelo planeta enquanto participa de uma categoria que consome recursos naturais, o que gerou gargalhadas da plateia.

"Sim, seria, e vocês estão certos em rir, porque são questões que me pergunto todos os dias. Não sou santo, mas me preocupo com relação ao futuro, principalmente com a dependência de energia e onde estamos indo no futuro", explica. 

Vale ressaltar que as corridas em si nem são a maior preocupação em termos de poluição. Porém, o transporte de profissionais e materiais com o uso de grandes jatos comerciais seria um dos grande vilões na equação. E esse é um dos pontos que faz Vettel se perguntar sobre seguir correndo na F1.

"Tem certas coisas que estão em meu controle, mas tem coisas que não estão. É uma paixão guiar carros, eu amo. Toda vez que entro em um carro, eu amo. Mas quando estou fora, eu penso: isso é algo que devemos fazer? Viajar o mundo torrando recursos? Preciso sempre ir de avião? Não quando dá para ir de carro", se pergunta o tetracampeão.