Fórmula 1

Aston Martin escala Felipe Drugovich para treino livre do GP da Itália

Piloto brasileiro volta às pistas com a equipe inglesa para sessão em Monza

Da redação

Felipe Drugovich participará de uma das sessões de treinos livres do Grande Prêmio da Itália, nesta sexta-feira (1º), em Monza. A informação foi divulgada nesta terça-feira (29) pela Aston Martin, equipe da qual o paranaense é piloto reserva em 2023 na Fórmula 1.

Drugovich vai substituir Lance Stroll no primeiro treino, enquanto o canadense volta ao cockpit para o segundo treino. Segundo a própria Aston Martin, a presença de Drugovich é “o próximo passo no desenvolvimento de Felipe”, em um programa que inclui testes privados com carros da equipe.

“Mal posso esperar para voltar ao volante do AMR23. O carro esteve ótimo quando eu pilotei nos testes de pré-temporada, e será fascinante sentir como ele evoluiu desde então. Passei muito tempo no simulador ajudando a desenvolver o carro, então entender como isso se correlaciona às coisas de verdade será muito valioso para mim também”, disse o piloto brasileiro.

“Também será uma oportunidade fantástica para eu demonstrar o que aprendi ao longo do meu programa de testes. Desde o Bahrein (palco da pré-temporada), eu fiz muita quilometragem em um carro de Fórmula 1, então agora entendo melhor o que posso entregar de feedback para a equipe”, completou.

Campeão da Fórmula 2 em 2022 e contratado pela Aston Martin no fim do mesmo ano, Drugovich estreou na Fórmula 1 participando de uma sessão de treinos livres do GP de Abu Dhabi de 2022. No começo de 2023, foi chamado pelo time para substituir Lance Stroll – que se machucou em um acidente de bicicleta – durante a pré-temporada da F1 no Bahrein.

A presença de Drugovich no treino livre cumpre uma regra da Fórmula 1, que exige que cada equipe escale pilotos novatos em pelo menos dois treinos livres ao longo do ano.

“Estamos muito felizes por darmos a Felipe outra oportunidade para pilotar o AMR23. Ele demonstrou suas capacidades nos testes de pré-temporada, com uma contribuição vital ao time para o desenvolvimento inicial do carro. Monza oferecerá outra chance para Felipe trabalhar de perto com engenheiros e mecânicos, e para desenvolver sua confiança em uma temporada fundamental para a equipe”, afirmou Mike Krack, chefe de equipe da Aston Martin.

A Aston Martin é atualmente a terceira colocada do Mundial de construtores, com 215 pontos. No Mundial de pilotos, Fernando Alonso tem 168 pontos e é o terceiro colocado, enquanto Lance Stroll tem 47 e é o nono.

Notícias

Carregar mais