A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta sexta-feira (21) uma série de “recomendações de procedimentos” que serão implementadas já a partir do Grande Prêmio dos Estados Unidos deste final de semana.
Entre as medidas, está um novo método de comunicação entre FIA, equipes e pilotos no caso da presença dos chamados “veículos de recuperação” em pista. A partir de agora, a FIA comunicará as equipes, que terão a obrigação de comunicar os pilotos.
As novidades são resultado de análises das condições do Grande Prêmio do Japão, realizado sob forte chuva. Na ocasião, diversos pilotos criticaram as condições de segurança – destaque para Pierre Gasly (AlphaTauri), que reclamou da presença de um trator na pista para retirar a Ferrari de Carlos Sainz.
Segundo a entidade máxima do automobilismo mundial, as condições de largada eram consideradas adequadas, mesmo com chuva, embora a situação tenha piorado. Além disso, a análise afirmou que o resgate do carro de Sainz foi feito seguindo os procedimentos.
Mesmo assim, o texto apontou uma brecha no caso de Gasly, reconhecendo que a entrada dos veículos de resgate na pista pode ter acontecido antes do previsto. “O Controle de Corrida não monitora necessariamente todos os carros que podem parar durante os períodos de safety car, pois estão mais preocupados com qualquer área que contenha um incidente e neutralize o campo atrás do safety car”, explicou.
“Após seu pit stop, Gasly voltou à pista e dirigiu até seu tempo delta do safety car em um esforço para pegar o pelotão. Quando ele chegou ao incidente na curva 12 pela segunda vez, os fiscais estavam trabalhando com um guindaste na pista.”
A FIA ainda informou que discute o desempenho dos pneus de chuva com a Pirelli, fornecedora oficial de compostos da categoria, além de debater soluções para uma melhor drenagem com os responsáveis pelo circuito de Suzuka.
De quebra, a nota ainda informou que “a redação do regulamento será revisada com o objetivo de trazer mais clareza”. A iniciativa é uma resposta à confusão provocada pela pontuação ao fim da corrida, que acabou assegurando o título de 2022 a Max Verstappen.
“A FIA está comprometida com a constante melhoria e análise para que situações como a que ocorreu em Suzuka possam ser evitadas ou pelo menos mitigadas com segurança”, diz o comunicado da entidade.
Confira o texto na íntegra:
As conclusões de uma minuciosa revisão da FIA sobre os incidentes no Grande Prêmio do Japão de 2022 no Circuito de Suzuka determinaram que várias recomendações de procedimentos serão implementadas.
A revisão é baseada no processo de reflexão crítica da FIA, uma carta da GPDA (Associação de Pilotos de Grande Prêmio) e discussões entre o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, e vários pilotos, incluindo George Russell, diretor da GPDA, e Pierre Gasly, da AlphaTauri, que expressaram suas preocupações sobre os incidentes na pista durante a corrida severamente afetada pela chuva em Suzuka.
Do ponto de vista operacional, a revisão foi originada pelo Centro de Operações Remotas da FIA (ROC) em Genebra imediatamente após uma série de incidentes na segunda volta do Grande Prêmio. O ROC, introduzido para a temporada de 2022, oferece suporte em questões processuais, esportivas e regulatórias ao Controle de Corrida durante os finais de semana de corrida.
O painel de revisão foi composto por representantes de vários departamentos da FIA, incluindo Controle de Corrida, ROC, Segurança, Operações e Técnico. O processo foi supervisionado pelo vice-presidente de esportes da FIA, Robert Reid, que esteve presente em Suzuka.
O ROC recriou uma linha do tempo completa dos incidentes de captura de vídeo e dados.
As condições da pista molhada e a visibilidade do piloto foram levadas em consideração pela equipe do Controle de Corrida de Suzuka junto com o ROC para chegar às suas conclusões. Um longo estudo de imagens de vídeo e telemetria de controle de corrida e dados ROC foi realizado.
Também foi avaliado o comportamento dos pilotos e o desempenho dos comissários de circuito e operadores de veículos de recuperação. As conclusões da revisão levaram à adoção de uma série de medidas para o futuro.
A FIA está comprometida com a constante melhoria e análise para que situações como a que ocorreu em Suzuka possam ser evitadas ou pelo menos mitigadas com segurança.
Largada da corrida
Embora estivesse chovendo, as condições eram adequadas o suficiente para iniciar a corrida a tempo. Todas as equipes largaram com pneus intermediários após as voltas de reconhecimento ao grid, mas a chuva mais forte na hora da largada fez com que o controle do carro com pneus intermediários após a largada fosse mais desafiador.
Implantação de veículos de recuperação e agentes de segurança
A revisão concluiu que todos os procedimentos de corrida da FIA foram seguidos. Após o incidente envolvendo a Ferrari de Carlos Sainz na curva 12, a pista foi neutralizada com o safety car antes que os fiscais e os veículos de recuperação fossem implantados na pista.
A revisão observou que, em tais condições, um veículo de recuperação não deve ser implantado, a menos que todos os carros estejam alinhados atrás do safety car. Além disso, os comissários e equipamentos de recuperação só seriam implantados enquanto os carros estivessem na pista (períodos de safety car) quando as condições climáticas e a localização dos carros a serem recuperados permitirem uma intervenção rápida e segura.
Dadas as condições da pista e a visibilidade geral dos pilotos, comissários e equipe de recuperação na época, inicialmente sob um safety car seguido de uma bandeira vermelha, e como os esforços estavam focados na recuperação segura, a AlphaTauri de Pierre Gasly no pit lane não foi imediatamente detectado.
O Controle de Corrida não monitora necessariamente todos os carros que podem parar durante os períodos de safety car, pois estão mais preocupados com qualquer área que contenha um incidente e neutralize o campo atrás do safety car.
Após seu pit stop, Gasly voltou à pista e dirigiu até seu tempo delta do safety car em um esforço para pegar o pelotão. Quando ele chegou ao incidente na curva 12 pela segunda vez, os fiscais estavam trabalhando com um guindaste na pista.
Embora seja prática comum implantar veículos de recuperação uma vez que uma corrida tenha sido neutralizada, o painel de revisão discutiu se a entrada do veículo de recuperação em Suzuka para recuperar a Ferrari atingida de Carlos Sainz foi prematura, dadas as condições prevalecentes.
O painel de revisão reconheceu que ter guindastes de recuperação na pista em Suzuka durante as condições climáticas é um assunto delicado em vista dos trágicos incidentes do passado. O painel determinou que, em retrospectiva, como as condições climáticas estavam mudando, teria sido prudente atrasar a implantação dos veículos de recuperação na pista.
Foi reconhecido que todos os esforços devem ser feitos para realizar uma recuperação eficiente e segura dos carros. Um período de recuperação mais longo, em condições como as que prevaleceram em Suzuka, pode resultar em suspensão da corrida.
Também foi reconhecido que enquanto o safety car é usado para neutralizar uma corrida, a FIA tem controle sobre os carros diretamente atrás do safety car, mas não tem controle suficiente sobre os carros que estão em outras partes da pista.
Obrigações dos pilotos
Também foi reconhecido que, de acordo com os regulamentos aplicáveis, os pilotos têm a obrigação de limitar sua velocidade de acordo com as condições de bandeira amarela, safety car e bandeira vermelha. Os pilotos são ainda obrigados a aplicar o bom senso em todos os momentos.
No caso de Gasly, os dados mostraram que, em um esforço para fechar o tempo delta para o safety car, ele estava pilotando a velocidades que ultrapassaram 200 km/h antes da cena do incidente de Sainz – e depois de passar a Ferrari atingida por Sainz sob uma bandeira vermelha. Deve-se notar que, após o incidente, ele expressou seu arrependimento durante uma audiência com os comissários que resultou em uma penalidade.
Pneus
Foi discutido o desempenho dos atuais pneus de chuva em condições extremas. A análise do desempenho dos pneus em condições de chuva está em andamento entre o Departamento Técnico da FIA e o fabricante oficial de pneus.
Publicidade em barreiras de pista
A questão da fixação de placas de publicidade, sua construção, localização e materiais está em constante revisão pela Comissão do Circuito.
Drenagem
A discussão está em andamento entre a FIA e os organizadores do circuito sobre melhorias na drenagem do circuito de Suzuka.
CONCLUSÕES DA ANÁLISE DO GRANDE PRÊMIO DO JAPONÊS: MEDIDAS A SEREM IMPLEMENTADAS
Como resultado das descobertas, a partir da próxima corrida – o Grande Prêmio dos Estados Unidos, as seguintes medidas serão implementadas:
- Informação a fornecer às equipes através de mensagem através do sistema de mensagens oficial e comunicada através do sistema de intercomunicação da FIA para notificar as equipas que um veículo de recuperação está em andamento com a obrigação das equipes de informarem os seus pilotos.
- Desenvolvimento de uma janela de monitoramento virtual safety car/safety car ao vivo para exibir o status de todos os carros, na pista, atrás do safety car, nos pits para ser usado pelo Controle de Corrida e pelo ROC.
- Atualização do procedimento de controle de corrida para definir melhor a alocação de tarefas em toda a equipe de controle de Corrida (incluindo delegação de tarefas de monitoramento ao ROC, conforme necessário) sob o procedimento safety car ou virtual safety car. Em relação especificamente a esta revisão, a delegação de monitoramento de carros que entram no pit lane em condições safety car e o consequente comprimento do trem SC.
- O diretor de corrida da FIA fará uma revisão dos incidentes em Suzuka durante o briefing dos Pilotos do Grande Prêmio dos Estados Unidos para explicar quais soluções a FIA planeja introduzir para evitar uma repetição da situação no futuro e para lembrar os pilotos das regras relacionadas para carros de segurança e bandeiras vermelhas.
- Virtual Safety Car Dinâmico: implementação de uma nova função que alteraria a velocidade delta necessária para o motorista seguir antes e nos setores onde há um incidente, isso ajudaria os motoristas a saber onde os incidentes foram declarados.
- Em conjunto com as equipes, será feita uma revisão dos precedentes de penalidades para os pilotos que não respeitarem as regras relativas às condições amarelo, duplo amarelo, virtual safety car e safety car.
- Avaliação da aplicação atual dos painéis publicitários, sua construção, localização e materiais utilizados para evitar o risco de serem arrancados e jogados na pista.
Além dos pontos acima, a FIA também realizará as seguintes ações.
Estrutura de controle de corrida
Para as corridas restantes da temporada 2022 da Fórmula 1, a FIA não usará o sistema de rotação do papel de diretor de corrida. Do Grande Prêmio dos Estados Unidos em Austin e nas corridas seguintes no México, Brasil e Abu Dhabi, Niels Wittich assumirá o cargo de Diretor de Corrida com o apoio da equipe de controle de corrida.
Limite de tempo da corrida e distribuição de pontos
No Grande Prêmio do Japão, o Artigo 6.5 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1, que cobre o limite de tempo da corrida e a distribuição de pontos, foi aplicado corretamente. No entanto, a redação do regulamento será revisada com o objetivo de trazer mais clareza durante a próxima revisão do Regulamento Esportivo.