Fórmula 1

Colombiana volta à Fórmula 2 e será companheira de equipe de Enzo Fittipaldi

Tatiana Calderón assume vaga que era do turco Cem Bolukbasi

Da redação

Tatiana Calderón assume vaga que era do turco Cem Bolukbasi na Charouz IndyCar
Tatiana Calderón assume vaga que era do turco Cem Bolukbasi na Charouz
IndyCar

A equipe Charouz anunciou nesta quarta-feira (24) a contratação da colombiana Tatiana Calderón como pilota da equipe nas últimas etapas da temporada 2022 da Fórmula 2.

Calderón chega para assumir a vaga de Cem Bolukbasi, contratado no início do ano pelo time tcheco. Em oito etapas, o piloto turno não somou pontos, tendo como melhor resultado o 11º lugar na corrida principal de Mônaco.

A colombiana de 29 anos terá companheira o brasileiro Enzo Fittipaldi, que chegou ao time no decorrer da temporada 2021 e foi contratado como titular para 2022. Ao longo de dez rodadas duplas do ano, Enzo somou 100 pontos, ocupando atualmente o quarto lugar na classificação da categoria.

Calderón disputou a Fórmula 2 em 2019 pela equipe Arden, sem somar pontos. Piloto de testes da Sauber e da Alfa Romeo na Fórmula 1 entre 2018 e 2021, a colombiana foi para o Japão correr na Super Fórmula em 2020 e 2021. Em 2022, foi contratada pela AJ Foyt para correr na Fórmula Indy.

“Estou muito feliz de voltar ao campeonato da Fórmula 2. Ainda não posso acreditar que estou de volta. Faz um bom tempo que eu pilotei o carro, mas é uma oportunidade incrível e eu quero aproveitar ao máximo”, disse Calderón, que estreia já neste final de semana na etapa da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

Para Antonín Charouz, dono da equipe que leva seu sobrenome, a contratação de Tatiana Calderón é fundamental na briga entre os times. Faltando quatro etapas (Spa-Francorchamps, Zandvoort, Monza e Yas Marina) para o fim da temporada da F2, a Charouz é a sétima colocada entre os times com 104 pontos, atrás de DAMS (108), Prema (161) e Hitech (164). Virtuosi (94), Campos (57) e Trident (54) vêm logo atrás.

“Estamos felizes de dar as boas-vindas a Tatiana. Temos acompanhado ela há um bom tempo, ela é uma pilota muito competitiva e sua experiência será valiosa para a equipe. Este fim de semana é muito importante para nós, porque temos quatro etapas para o fim do ano, e as três rodadas em sequência pela frente vão exigir nossos melhores esforços para chegarmos a Abu Dhabi para fecharmos a temporada em alta”, disse o dirigente.

Notícias

Carregar mais