Um jornalista esportivo foi afastado das atividades após chamar Lance Stroll, piloto da Aston Martin na Fórmula 1, de “autista”. O incidente aconteceu no último domingo (10) durante o Grande Prêmio da Áustria.
A declaração em tom depreciativo foi feita pelo comentarista Lionel Froissart durante a transmissão do canal belga RTBF Sport. A equipe de reportagem não gostou da declaração, mas o jornalista não recuou.
“Isso é muito forte. Você está indo longe demais”, rebateu Gaetan Vigneron, com quem Lionel Froissart dividia os microfones. “Honestamente, é a verdade”, reforçou Froissart.
Em comunicado, a RTBF Sport condenou a declaração e informou que o profissional foi afastado até segunda ordem para a avaliação do caso.
“A RTBF condena com veemência as palavras usadas no ar no domingo, 10 de julho, pelo comentarista Lionel Froissart durante o Grande Prêmio da Áustria”, diz a nota.
“Associar o autismo à maneira como um piloto se comunica foi inapropriado e não condiz com os valores da RTBF. Uma investigação interna será conduzida para ouvir todas as pessoas envolvidas”, acrescenta o texto.
“O objetivo é compreender em detalhes o que levou a tal incidente. Até os resultados desta investigação, a RTBF não mais trabalhará com o comentarista em questão até novo aviso”, conclui.
Lance Stroll é o 19º colocado da temporada 2022 da Fórmula 1, com três pontos. No GP da Áustria, o canadense foi o 13º colocado tanto na corrida sprint quanto na corrida principal.