A Pirelli escolheu os pneus C2 (branco, duro), C3 (amarelo, médio) e C4 (vermelho, macio) para o Grande Prêmio da Bélgica deste final de semana, a 12ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Mas é bem provável que os pilotos e as equipes precisem recorrer também aos pneus para pista molhada em Spa-Francorchamps.
A previsão para o fim de semana é de chuva em Spa-Francorchamps. E para a Pirelli, fornecedora oficial de pneus da F1, o clima é uma das variáveis que devem interferir na prova dos próximos dias – a última antes da pausa de verão da categoria, que só volta às corridas no fim de agosto com o GP da Holanda.
“Nomeamos a mesma linha de compostos do ano passado – C2, C3 e C4 – para oferecer uma ampla gama de opções de estratégia. Tradicionalmente, o clima em Spa é um fator chave durante todo o fim de semana”, afirmou Mario Isola, diretor de motorsport da Pirelli, que não vê problemas com o fato de o GP da Bélgica de 2023 ser a última corrida antes da pausa da F1. Nos outros anos, a etapa marcava a retomada da categoria.
“O fato de o GP ter mudado de data – da primeira corrida após as férias de verão para a última corrida antes dela – deve fazer pouca diferença, já que a previsão é sempre variável”, acrescentou.
A Pirelli ainda está pronta para condições bastante incomuns na pista em caso de chuva leve. Como o circuito é longo, com mais de 7 km, é possível encontrar trechos secos e molhados durante uma mesma volta.
“O comprimento da pista, com Spa sendo a volta mais longa do ano, e a variação na elevação – que também é a maior de toda a temporada – significa que há possibilidade de encontrar condições diferentes na mesma volta, com a pista molhada em uma parte da pista enquanto ela está completamente seca em outro local”, acrescentou Mario Isola.
A fornecedora vê maior chance de chuva na sexta-feira (28), dia de treino livre e de classificação para a corrida de domingo. Assim, ainda que a tendência seja de menos impacto na programação do sábado, com classificação e corrida sprint, a F1 deve ter uma janela menor para acertar os carros para o domingo.
“A novidade para este ano será a terceira corrida pprint da temporada, depois de Baku e Spielberg, com um sprint shootout na manhã de sábado, seguido por uma corrida de 100 quilômetros à tarde. Com apenas uma hora de treino livre antes da classificação na sexta-feira (...), haverá ainda menos tempo do que o normal para montar os carros”, diz o diretor da Pirelli.
“Em Spa, há a tendência de vermos algumas das maiores diferenças em termos de configuração aerodinâmica entre as equipes: algumas preferem mais pressão aerodinâmica para forçar mais durante o segundo setor, enquanto outras preferem um carro mais solto para ter velocidade extra para atacar e defender mais nas retas. Com duas corridas neste ano, um dos locais mais espetaculares da temporada deve oferecer um show ainda maior”, completa, em tom de otimismo.