O diretor-executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali, lamentou em nota o cancelamento do Grande Prêmio da Emilia-Romagna, a sexta etapa da temporada 2023 da categoria.
A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (17), em decorrência das fortes chuvas que atingem o norte da Itália. As etapas da F2 e da F3 no local também foram canceladas.
“É uma tragédia ver o que está acontecendo em Ímola e na Emilia-Romagna, a cidade e a região nas quais cresci. Meus pensamentos e minhas orações estão com as vítimas das enchentes e com as famílias e as comunidades afetadas”, declarou o dirigente.
“A decisão que foi tomada é a correta para todo mundo nas comunidades locais e para a família da F1, uma vez que precisamos nos assegurar da segurança e não criar pressão a mais nas autoridades enquanto elas lidam com esta horrível situação”, declarou também.
Nas últimas 24 horas, as chuvas que atingem o norte da Itália deixaram pelo menos cinco mortos, além de centenas de desabrigados. Cidades como Bolonha, Rímini e Ímola estão entre as mais afetadas.
Em nota, Domenicali prestou homenagem aos profissionais que trabalham no resgate de vítimas. “Quero expressar minha gratidão e minha admiração pelos incríveis serviços de emergência, que estão trabalhando sem descanso para ajudar aqueles em necessidades e para aliviar a situação. Eles são heróis, e toda a Itália está orgulhosa deles.”
Também em nota, o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed Bem Sulayem, defendeu a segurança como prioridade neste momento.
“Meus pensamentos e de todos daqueles da família FIA estão com aqueles afetados por esta terrível situação na região da Emilia-Romagna. A segurança de todos os envolvidos e os esforços de recuperação são a prioridade neste momento”, comunicou.
Na última sexta-feira (12), a Prefeitura de Ímola havia anunciado uma cerimônia para entregar as chaves da cidade a Domenicali. O evento foi marcado para esta quinta-feira (18), e as autoridades não informaram se está mantido.