Charles Leclerc viu a pole position do Grande Prêmio da Holanda escapar no fim da classificação deste sábado (3), em Zandvoort. Mas o monegasco da Ferrari se mostrou satisfeito com o próprio desempenho.
Nos treinos livres, Leclerc liderou tanto a segunda quanto a terceira sessões. Na qualificação, chegou a ocupar a liderança no fim, mas acabou superado pela última tentativa de Max Verstappen, da Red Bull.
Para Leclerc, o desempenho mostra que a Ferrari tem condições de mostrar o mesmo desempenho exibido no começo da temporada. O monegasco chegou a liderar o Mundial de pilotos, mas chegou ao GP da Holanda com uma diferença de 98 pontos para Verstappen: 284 a 186.
“É bom finalmente estar de volta para onde nós estávamos na primeira metade da temporada, ao menos competitivamente. Acho que a tínhamos a volta da pole position hoje no carro, mas não consegui fazer tudo certo. De qualquer jeito, estou feliz: eram quatro ou cinco corridas em que eu não estava confiante com o equilíbrio do carro na classificação”, analisou Leclerc.
Na melhor tentativa do Q3, Charles Leclerc marcou 1:10.363, enquanto Max Verstappen foi 0.021 mais rápido e fez 1:10.342 para conquistar a pole. Para o monegasco, um pequeno erro na volta custou a ele o primeiro lugar no grid.
“É bastante óbvio, se você olhar na câmera onboard, que eu cometi um erro na curva 10 e fui muito aberto”, lamentou o piloto de Mônaco.
“Acho que perdi mais de 0.1 segundo se comparado à minha volta anterior. Acontece, é o que acontece quando você busca o limite”, acrescentou.
“No fim, conseguimos uma boa volta. Então, vamos nos concentrar para amanhã. Carlos (Sainz, terceiro) e eu estamos largando logo atrás de Max, então espero que isso possa ajudar um pouco”, completou.