O Grande Prêmio da França marcou o pior momento da AlphaTauri na temporada 2022 da Fórmula 1: mesmo estreando novidades nos carros no circuito de Paulo Ricard, a equipe chegou a quatro etapas consecutivas sem pontuar – feito que não experimentava desde 2018, quando ainda era Toro Rosso.
Para Pierre Gasly, que corria em casa, a sensação é de frustração. Não apenas pelo fato de correr em casa no último final de semana, mas pelos resultados promissores apresentados pelo AT03 nas primeiras atividades – nos treinos livres em Le Castellet, o piloto francês foi o quinto colocado na primeira sessão e sétimo na segunda.
“Na sexta-feira, as atualizações deram um bom desempenho, mas não conseguimos tirar o máximo delas no sábado e no domingo, então deixamos a França sem pontos no fim”, lamentou Gasly, que foi 12º na prova do domingo (24), tentando mostrar otimismo com as novidades para o GP da Hungria deste final de semana.
“Precisamos de um pouco mais de tempo avaliando o novo pacote, mas há obviamente um limite do quanto podemos fazer em poucos dias. No entanto, sei que nossos engenheiros estarão olhando todos os dados, então podemos tentar um pouco mais de coisas nos treinos livres de sexta-feira em Hungaroring”, completou.
Ao longo da carreira, Pierre Gasly tem como melhores resultados na Hungria o quinto em 2021 (com direito a volta mais rápida) e o sexto lugar que repetiu em 2018 e 2019. Por isso, o francês demonstra confiança a respeito da prova deste domingo.
“Eu geralmente vou bem na Hungria. Sempre foi uma pista bem-sucedida para mim”, afirmou. “Eu gosto muito do desenho da pista – é muito sinuosa e técnica, com poucas retas. É única de sua maneira, e você pode realmente entrar no ritmo. Em termos de diversão ao pilotar, Hungaroring está entre minhas favoritas.”
“Como sempre aqui, será muito importante se classificar bem, já que ultrapassar é tradicionalmente muito difícil. Com a pausa da temporada depois desta corrida, seria bom ir para a folga com um bom resultado – não apenas para mim, mas também para toda a equipe”, acrescentou Gasly, que é 13º na temporada com 16 pontos.