Fórmula 1

GP do Azerbaijão: corrida da F1 em Baku nunca repetiu pole e vencedor

Guia traz essas e outras curiosidades da 8ª etapa da temporada 2022, disputada no próximo fim de semana

Por Estagiário da F1

Largada do GP do Azerbaijão de 2021
Largada do GP do Azerbaijão de 2021
F1

O GP do Azerbaijão de F1 chegará à quinta edição no próximo fim de semana. A etapa começou a ser disputada em 2017, mas foi cancelada em 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Porém, esta será a sexta corrida na pista de Baku, já que em 2016, ano de estreia do circuito de rua, a prova foi chamada de GP da Europa. 

O mais curioso é que desde que os carros foram andaram em Baku pela primeira vez, o GP nunca teve um pole position ou vencedor repetidos. Separamos essas e outras curiosidades sobre a corrida que tem, entre curvas apertadas em 90°, a maior reta de todo o calendário da F1. 

1 - Poles e vencedores inéditos desde 2016

Em 2016, ainda como GP da Europa, Nico Rosberg foi o pole e o vencedor. Na corrida maluca de 2017, Lewis Hamilton conquistou a pole, mas Daniel Ricciardo faturou a vitória. 

Em 2018, foi de Sebastian Vettel a pole, mas a vitória ficou com Hamilton. No ano seguinte, pole e vitória de Valtteri Bottas, ainda na Mercedes. E em 2021, Charles Leclerc fez a pole, mas foi Sergio Pérez quem ficou com o troféu de vencedor. 

2 - Segundo maior circuito de rua, mas com reta mais longa da F1

O palco do GP do Azerbaijão é o segundo maior circuito de rua do calendário, com 6,003km, perdendo apenas para a pista da Arábia Saudita, que tem 6,174km. Contudo, a pista tem a maior reta de toda a F1, com 2,2km de aceleração plena, em que os carros devem atingir os 350km/h. 

Em 2016, Bottas registrou nada menos que 378km/h, mas naquela época os carros tinham menos arrasto aerodinâmico. 

3 - Trecho mais estreito de todo o calendário

O que torna o circuito do Azerbaijão único é o fato de a pista ter ao mesmo tempo a reta mais longa e o trecho mais estreito de todo o calendário. A subida do castelo, entre as curvas 8 e 9, tem apenas 7,6 metros de largura. 

4 - O dia que Sebastian Vettel perdeu a cabeça

No GP de 2017, por acreditar que Lewis Hamilton tinha feito um brake test (frear de propósito em um ponto incomum para atrapalhar o rival que vem atrás) durante o período de safety car, Sebastian Vettel jogou o carro da Ferrari contra a Mercedes do britânico, e acabou punido com 10s pelo lance. 

5 - Felipe Massa e a vitória que escapou por problemas na suspensão

Durante a corrida caótica, o brasileiro, que largou em nono, acabou indo parar na terceira colocação após evitar confusões e realizar boas ultrapassagens. Para melhorar a situação do piloto, o líder Hamilton teria de parar para trocar a espuma do descanso de cabeça, enquanto Vettel, o segundo, tinha 10s de punição para cumprir. 

Mas o destino tinha outros planos para o então piloto da Williams, que sofreu uma quebra na suspensão do seu carro e se viu obrigado a abandonar a prova após começar a perder rendimento e ser ultrapassado. Daniel Ricciardo acabou herdando a vitória.

6 - O surto coletivo que foi 2018, com engavetamento de Red Bull e pneu furado de Bottas

Se a corrida de 2017 foi caótica, a prova do ano seguinte não foi lá muito diferente. Além de uma batida surreal entre os dois carros da Red Bull, de Verstappen e Ricciardo, que resultou em abandono duplo, teve o mega azar de Bottas. 

O finlandês liderava a prova com três voltas para o fim, naquele que seria um ano sem vitórias, mas o pneu de Valtteri explodiu no meio da reta. Aproveitando o infortúnio do companheiro e um erro de Vettel na relargada, após acidente das Red Bulls, Hamilton assumiu o primeiro lugar para vencer a corrida. 

7 - Nem Verstappen e nem Hamilton em 2021

O ano passado foi marcado por uma das maiores disputas da F1, entre os pilotos de Red Bull e Mercedes. Mas, curiosamente, não foi nem um dos dois que venceu a corrida em Baku.

Após um dos pneus do holandês estourar, fazendo com que Verstappen batesse no muro enquanto liderava, a corrida foi interrompida por bandeira vermelha. 

Na relargada, Hamilton cometeu um erro na configuração de freios e passou direto na curva 1, deixando a vitória de graça para Sergio Pérez. 

O GP do Azerbaijão de 2022 terá todas as sessões do fim de semana transmitidas pelo Grupo Bandeirantes. A corrida, no domingo, tem início marcado para as 8h. 

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais