O ano de 2024 certamente ficará guardado na memória de Charles Leclerc. Além de ter vencido pela primeira vez o GP de Mônaco, local onde nasceu, o piloto da Ferrari recebeu a honra de carregar a tocha olímpica dos jogos de Paris 2024 pelas ruas do Principado nesta terça-feira (18). Esta é apenas a segunda vez na história que a chama passa por Mônaco. A primeira foi em 1968.
Leclerc foi o primeiro de seis personalidades de Mônaco que carregarão a tocha nesta terça. Enquanto o piloto da F1 foi o pole position no revezamento da chama, a segunda pessoa a carregar a tocha será a esquiadora Alexandra Coletti. Em seguida será a vez a jogadora de tênis de mesa, Xiaoxin Yang (chineza naturalizada monegasca), que passará a chama para Rudy Rinaldi, competidor de bobsled.
O revezamento chegará à parte final nas mãos do Príncipe Albert, que competiu em cinco jogos olímpicos de inverno de forma consecutiva, de 1988 a 2002, na modalidade de bobsled, além de ser membro do Comitê Olímpico Internacional (COI). Por último, a tocha passará de Albert para a Princesa Charlene, que competiu na natação nos jogos de 2000.
Esta não é a primeira vez que um piloto de Fórmula 1 carrega a tocha olímpica. Em 2012, Lewis Hamilton teve a honra de levar a tocha olímpica em preparação aos jogos de Londres.