Charles Leclerc afirma que o erro cometido no GP da Emilia-Romagna servirá de aprendizado para que a situação não se repita no futuro.
O monegasco era o terceiro colocado, mas estava forçando o ritmo para ficar a um segundo de Pérez, o segundo, e poder abrir asa para tentar a ultrapassagem. Contudo, o piloto da Ferrari errou ao abusar das zebras, rodou e bateu no muro.
"É um daqueles erros que recaem mais sobre a parte mental em determinado momento da corrida. Mas sempre fui forte em decifrar o que sinto em cada momento da corrida e como corrigir isso. Então sim, foi novamente um erro, mas eu vou aprender com isso para não repetir", reflete.
Por causa da batida, Leclerc teve que voltar aos boxes para trocar a asa dianteira, caindo do terceiro para o sexto lugar, o que significou sete pontos a menos no fim da corrida.
Apesar de entender que esses pontos podem fazer diferença no fim do campeonato, o piloto da Ferrari acredita que ainda saiu no lucro.
"Ainda tive sorte com relação ao erro, porque perdi somente sete pontos em relação ao que poderia ter conquistado. Mas ainda são sete pontos que podem fazer a diferença no fim do campeonato, já que cada ponto conta quando você está disputando o título. Então é algo que não acontecerá novamente", reforça.
Muito se fala que o erro teria sido causado pela pressão imposta pela RBR, mas Leclerc garante que esse não foi o motivo para a escapada.
"Claro que tivemos pressão, mas não apenas na corrida, e sim durante todo o fim de semana. Mas não cometi erros antes disso. Foi algo que saiu caro e que vou aprender bastante. Mas, do meu ponto de vista, não teve nada a ver com pressão", diz.
A corrida em Imola terminou com vitória de Verstappen e um empate em triunfos na temporada, com dois para o piloto da Red Bull e dois para o monegasco da Ferrari. O desempate poderá vir no primeiro GP de Miami da história, realizado no dia 8 de maio.
Enquanto isso, Leclerc ainda lidera o campeonato com uma boa margem, já que tem 27 pontos a mais que o vice-líder Verstappen. Ou seja: mesmo que não pontue em Miami, e Verstappen leve todos os pontos disponíveis, o piloto da Ferrari ainda segue líder.