Jenson Button irá disputar três etapas da Nascar em 2023. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (10) pela Rick Ware Racing, equipe que contará com o campeão da temporada 2009 da Fórmula 1 ao volante.
Button disputará provas da Nascar Cup Series, a principal divisão da categoria. Para tal, a equipe cederá um Ford Mustang com o número 15 ao piloto.
A estreia de Button acontece no dia 26 de março, em etapa a ser disputada no Circuito das Américas, em Austin, no Texas. A prova contará também com a presença do finlandês Kimi Raikkonen, anunciado pela equipe Trackhouse.
Posteriormente, o ex-piloto de Williams, Benetton, Renault, BAR, Honda, Brawn e McLaren disputará etapas em Chicago e Indianápolis. As provas acontecerão respectivamente em 2 de julho, em um circuito de rua, e 13 de agosto, no traçado misto.
“Obviamente, correr com um carro da Cup Series é muito diferente de tudo com o que estou acostumado”, disse Button, que quer mostrar bons resultados nos Estados Unidos.
“Mas estou animado com este novo desafio, e quando me jogo em algo, estou 100% dentro. Não estou apenas fazendo uma participação por diversão; quero ser competitivo, e sei que, parar ser competitivo, vai levar algum tempo. É por isso que fazer três corridas funciona muito bem nesta temporada.”
Entre as dificuldades que deverá enfrentar na nova categoria, Button citou as características dos carros – mais pesados, com menos potência e pouco downforce. O britânico, no entanto, está animado.
“A coisa mais importante para mim é aproveitar. Quero me sentir confortável no carro, sabem que eu posso tirar tanto do carro em qualquer situação como qualquer outra pessoa na pista. O resultado é o resultado e vamos ver o que acontece, mas quero estar confiante para frear tão tarde quanto gostaria, para fazer curvas em alta velocidade e para poder correr roda a roda com todo mundo”, descreveu.